Taxa de desemprego sobe em julho, mas é a menor para o mês desde 2009

De acordo com Dieese, índice de julho ficou em 7,8%

Escrito por Redação Web ,

A taxa de desemprego da Região Metropolitana de Fortaleza voltou a crescer em julho e chegou a 7,8%. Apesar da alta, o índice é o menor para o mês desde 2009. A Pesquisa de Emprego e Desemprego foi divulgada, nesta quarta-feira (27), pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O contingente de desempregados também voltou a crescer em julho, sendo estimado em 144 mil pessoas, 8 mil a mais do que no mês anterior. Conforme a pesquisa, esse aumento foi em decorrência da eliminação de 6 mil postos de trabalho e da entrada de 2 mil pessoas no mercado de trabalho local.

O nível de ocupação, em julho, diminuiu 0,4% na Região Metropolitana de Fortaleza, estimando-se o contingente de ocupados em 1,7 milhão pessoas. Essa diminuição foi alavancada pela redução no número de postos de  trabalho na Indústria de Transformação (-14 mil, ou -4,5%) e na Construção (-12 mil, ou -8,4%), o que foi amenizado pelo crescimento do número de ocupações nos Serviços (24 mil, ou 2,9%).

Já o tempo médio de procura por trabalho despendido pelos desempregados passou de 25 para 24 semanas, no período. 

Taxa de desemprego reduz em um ano

A taxa de desemprego total na Grande Fortaleza reduziu no período entre julho de 2013 e 2014, caindo de 8,4% para 7,8%. No mesmo período, 8 mil pessoas saíram do contingente de desempregados devido ao maior número de postos de trabalho gerados (39 mil) em relação ao de pessoas que passaram a integrar a força laboral (31 mil).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.