Setor de serviços cresce 5,1% no Ceará

Na passagem de dezembro para janeiro, o Estado apresentou o quarto maior avanço do País

Escrito por Redação ,
Em janeiro, o setor de serviços no Ceará apresentou um crescimento de 5,1% no volume de serviços prestados na comparação com dezembro de 2016, sendo o quarto maior avanço registrado entre os estados brasileiros, atrás apenas de Mato Grosso (31,1%), Alagoas (13,8%) e Piauí (12,6%). No Brasil, o setor de serviços apresentou queda de 2,2% na passagem de dezembro para janeiro.
 
Já as maiores variações negativas foram observadas em Roraima e Amapá (ambas com -13,1%), Sergipe (-12,8%) e Maranhão (-8,1%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Na comparação entre janeiro deste ano com janeiro do ano passado, o setor de serviços no Ceará registrou crescimento de 2,6%, mas no acumulado dos últimos 12 meses houve recuo de 1,9%, na série com ajuste sazonal. Nas duas comparações, o Estado apresentou resultado melhor do que o País, que registrou queda de 7,3% entre janeiro de 2016 e janeiro deste ano e retração de 5,2% no acumulado de 12 meses.
 
Atividades turísticas 
Com relação às atividades turísticas, o Ceará apresentou o sétimo maior crescimento do País na passagem de dezembro para janeiro, com avanço de 2,5%. A maior variação positiva foi registrada em Pernambuco (16,1%), seguido por Minas Gerais (12,1%), Santa Catarina (5,5%), Bahia (4,7%), Goiás (4,3%), e Espírito Santo (3,7%). No Brasil, as atividades turísticas apresentaram queda de 11,0%.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.