Saiba como proceder ao ter o celular furtado ou roubado

Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) auxilia os consumidores a tomarem providências

Escrito por Redação ,

Para auxiliar os consumidores que tiveram o aparelho de celular furtado ou roubado durante o Carnaval, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) explica o que é importante fazer nesses casos.

A primeira coisa a se fazer é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Depois disso, uma medida importante é pedir o bloqueio do aparelho na empresa de telefonia da qual é cliente. Para este passo, é preciso ter em mãos o IMEI.

Abreviação de International Mobile Equipment Identity, que, traduzindo, significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel, o IMEI é um número de identificação que todos os aparelhos celulares e tablets com entradas para chips de operadoras possuem. Ele equivale ao RG, por exemplo, e permite que um celular seja diferenciado de outro no mercado, ainda que seja do mesmo modelo. 

Além disso, possibilita que as operadoras possam conferir se as características físicas de um equipamento apresentado por um cliente são iguais à descrição constante no Registro de Identidade de Equipamentos. Com o bloqueio do IMEI, todas as funções do aparelho que dependam das operadoras, tais como efetuar ligações, acessar internet, entre outras, ficam indisponíveis, impedindo que o produto seja utilizado por terceiros. 

Se precisar bloquear o celular na operadora, o consumidor precisa ter em mãos o número do IMEI do celular ou tablet e também ter registrado o boletim de ocorrência da perda, furtou ou roubo do aparelho. É preciso ter ainda os documentos pessoais em mãos e entrar em contato com a operadora para solicitar o bloqueio do celular através do IMEI.

Para ter acesso ao número do IMEI, o consumidor deve digitar *#06#  no teclado numérico do celular e, imediatamente, o código aparecerá na tela. No caso de aparelhos com mais de um chip, aparecerão mais de um número, devendo o consumidor solicitar o bloqueio de cada um deles às operadoras de que for cliente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.