Rock in Rio e feriado puxam alta de 23% das passagens aéreas

A alta foi puxada principalmente pela demanda criada pelo Rock in Rio e pelo feriado de Independência

Escrito por Folhapress ,

Os preços das passagens áreas subiram 23,13% em setembro, após apresentarem forte queda de 24,9% em agosto, puxados principalmente pela demanda criada pelo Rock in Rio e pelo feriado de Independência.

Além do evento no Rio de Janeiro e do feriado, o aumento do câmbio influencia os preços das passagens áreas, assim como os da querosene de aviação, disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de índices de preços do IBGE.

"Sem o aumento da demanda, as companhia aéreas dificilmente conseguiriam ofertar tarifas mais caras. Então, não é só câmbio e combustíveis", disse Eulina durante a divulgação do IPCA de setembro, que foi de 0,54%.

Segundo dados da Prefeitura do Rio, 46% dos ingressos do Rock in Rio foram vendidos para turistas, a maioria do Estado de São Paulo. O público estimado do evento foi de 85 mil pessoas, fora as 17 mil pessoas que trabalharam no festival.

O aumento do preço das passagens em setembro não foi suficiente para mudar o quadro acumulado em 12 meses, período em que as tarifas ainda registram deflação (queda de preços) de 10,82%. No fim de setembro, as companhias aéreas pediram ajuda ao governo federal para reduzir custos e enfrentar os pesados prejuízos provocados pela redução da demanda por passagens e o aumento do dólar.

A demanda por viagens aéreas nacionais teve queda de 0,6% em agosto em relação ao mesmo mês de 2014. É o dado mais recente disponível, divulgado no fim de setembro. O número refere-se às companhias Avianca, Azul, Gol e TAM.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.