Presidente da CNDL apresenta Novo Modelo de Governança para lojistas

Propostas visam, dentre outros elementos, garantir uma maior segurança jurídica e fortalecer a prestação de serviços

Escrito por Redação ,

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, tem apresentado nos últimos meses as propostas do Novo Modelo de Governança da entidade. Entre março e maio, Honrório percorreu todas as regiões do país divulgando e expondo a agenda positiva do projeto, além de colher sugestões de melhorias dos lojistas de todo o Brasil.  

Fruto de um diagnóstico que aponta grandes riscos operacionais e financeiros para o Sistema CNDL no modelo atual, além de insegurança jurídica com riscos de perda e isenção tributária, o Novo Modelo de Governança inclui elementos como: uma maior segurança jurídica, governança societária, corporativa, crescimento e expansão do negócio. 

O novo formato permite, por exemplo, captar financiamento para crescer e formar joint ventures - cooperação econômica ou estrutural entre duas ou mais empresas. Dessa forma, buscar-se-á preservar a representação institucional do jeito que ocorre nos moldes atuais, mas visando sempre um fortalecimento na prestação de serviços, com mais eficiência e comodidade para o consumidor.

“As lideranças devem se apropriar do novo modelo, compreender os detalhes e sugerir melhorias. Esse projeto, não é da CNDL, nem é do SPC Brasil, é do varejo brasileiro. É um modelo inclusivo, em que não vai deixar fora nenhuma CDL do País. Traz as melhores práticas de governança e tem uma aderença absoluta sobre a instrumentação legal, pois o modelo atual está vencido”, explicou Honório Pinheiro.

Estão programadas mais apresentações sobre o Novo Modelo de Governança nos dias 6, 7 e 8 de junho, na Sede da CNDL, em Brasília. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.cndl.org.br/novomodelo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.