Prêmio do Google: Sistema cearense de gestão de água na agricultura está entre finalistas

O vencedor do prêmio receberá R$ 1,5 milhão para a execução do trabalho

Escrito por Redação ,
O prêmio Desafio de Impacto Social 2016, realizado pelo Google, tem como finalista uma proposta de melhoria da gestão dos recursos hídricos apresentada pelo Instituto Inovagri com apoio da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). A edição deste ano do concurso tem como tema "10 ideias para mudar o Brasil", contando com dez projetos na final da competição.
 
O vencedor do prêmio receberá R$ 1,5 milhão para a execução do trabalho. Para votar, basta acessar o endereço  e escolher projeto do Instituto Inovagri.
 
O projeto cearense tem o intuito de definir critérios para o uso da água para setor agropecuário e ainda propor um plano de monitoramento climático da área cultivada ao longo da bacia, servindo também como forma de assessoramento ao agricultor/usuário de água.
 
"O Governo do Estado, por meio da Adece, tem apoiado o projeto financiando o estudo inédito no País, "Gestão de Água na Agricultura Irrigada nas bacias do Médio e Baixo Jaguaribe”. O apoio foi dado após recebermos uma demanda apresentada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e Câmara Setorial de Frutas (CS Frutas). Somado à ideia do Instituto Inovagri, poderemos ampliar para todas as bacias do Ceará, onde será fundamental para mudar a realidade da atividade agrícola não só no nosso Estado, bem como no Brasil", explicou o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.
 
De acordo com Débora Castro Camargo, pesquisadora do Instituto Inovagri, a tecnologia consiste em calcular a demanda hídrica da bacia inteira e a quantidade de água que cada agricultor precisa usar, transferindo esta informação, tanto para o usuário de água, como ao órgão gestor. "Essa informação é enviada para o agricultor via SMS em formato de tempo de irrigação, sem desperdício. Estima-se a existência de um desperdício anual de aproximadamente 20% na bacia do rio Jaguaribe, número que poderia abastecer Fortaleza durante quatro meses. Nosso sonho é que todo agricultor possa fazer o uso racional da água", afirma.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.