PE pede retratação da Embratur por defender Natal

Secretário de Turismo pernambucano enviou ofício afirmando sua 'insatisfação'

Escrito por Folhapress ,

A disputa entre três capitais do Nordeste para receber o novo centro de conexões de voos (hub) da Latam ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (3). O secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, quer que o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, faça uma retratação pública por ter defendido que Natal seja escolhida para sediar o hub. Recife e Fortaleza também estão na disputa.

Em ofício enviado à Embratur, o secretário afirma sua "insatisfação" com o comentário que Lummertz teria feito durante um evento sobre turismo de negócios em Natal nesta semana, no qual teria defendido a capital potiguar na disputa.

"Foi com muita surpresa que soubemos, por meio da imprensa, que o presidente da Embratur, instituição que cabe promover e apoiar a comercialização dos destinos e produtos turísticos de todos os Estados brasileiros, de forma igualitária, fez tal pronunciamento", diz o ofício assinado pelo secretário.

Segundo Carreras, o presidente da Embratur teria dito ainda que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que é natural do Rio Grande do Norte, também estaria na torcida.

Em entrevista concedida a um jornal da televisão local quando estava na cidade, Lummertz citou o hub ao responder uma pergunta sobre os critérios usados por organizadores para escolher as cidades para realizar eventos internacionais .

"A hipótese futura do hub aqui no Nordeste vai ajudar muito, quer seja aqui em Natal, e nós estamos aqui torcendo para que seja, óbvio, o hub da Latam. Isso vai trazer uma enorme diferença porque todo o fluxo da América Latina para a Europa e para os Estados Unidos vai começar a se concentrar nessa região, a grande esperança. Recife, você sabe, e Fortaleza estão disputando, então vai ser um ganho para o Nordeste qualquer que seja a cidade, mas em especial para Natal, se for em Natal, porque já tem um grande aeroporto", disse ele.

Procurada, a assessoria da Embratur afirmou que o presidente estava em voo e não respondeu até a publicação desta reportagem.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.