Novas peças do Acquario Ceará chegam à obra; veja galeria de fotos

Segundo o secretário de Turismo, Bismarck Maia, a previsão atual é que as obras físicas do Acquario sejam concluídas até o fim do próximo ano.

Escrito por Redação ,

O Acquario Ceará está com 30% de suas obras executadas até o momento e recebeu ontem cinco novos componentes que irão integrar o equipamento. Avaliadas em US$ 1,2 milhão, as placas acrílicas, produzidas no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, pela empresa americana ICM Reynolds, construtora responsável pela obra, formarão a vitrine principal do aquário master, que terá 69,9 m² e será voltada para a fachada externa do empreendimento, fazendo parte da estrutura que irá abrigar os tubarões.

Segundo o secretário de Turismo, Bismarck Maia, a previsão atual é que as obras físicas do Acquario Ceará sejam concluídas até o fim do próximo ano. Além dessa etapa, diz, será feita uma licitação para a gestão do empreendimento, envolvendo elementos como o sistema de comunicação, a gestão de pessoal e a segurança do trabalho.

O secretário de Turismo ressaltou que a Setur se comprometeu, junto ao Ministério Público do Estado (MPE), a apresentar, até o fim do ano, uma solução para o projeto de estacionamento do Acquario. No último mês, o MPE recomendou à Setur que paralisasse a obra até que o empreendimento tenha o Relatório de Impacto no Sistema de Trânsito (Rist) aprovado e receba alvará de construção por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo de Fortaleza (Seuma).

De acordo com Bismarck Maia, o Rist ainda não foi emitido porque ainda não está fechada a negociação com os Correios - proprietário de parte do terreno onde o governo planeja construir o estacionamento do equipamento turístico. O titular da Setur afirma que a ausência do Rist não representa um impedimento para a execução da obra, já que "o estacionamento só vai ser usado quando o Acquario ficar pronto". "Então, nós acordamos com o Ministério Público esse prazo, até o fim do ano, para resolver essa questão com os Correios", complementa.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.