MPF-CE ingressa na Justiça para suspender débitos consignados irregulares

A ação é resultado de investigação que apurou possíveis irregularidades relacionadas ao desrespeito à regra de 30% para os empréstimos consignados em folha de pagamento dos titulares de benefícios de aposentadoria e pensão do INSS

Escrito por Redação ,
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) quer que bancos suspendam débitos de empréstimos firmados com titulares de benefícios previdenciários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O órgão ajuizou ação civil pública para que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e 14 instituições financeiras realizem a suspensão. 
 
A ação, segundo o MPF-CE, é resultado de investigação que apurou possíveis irregularidades relacionadas ao desrespeito à regra de 30% para os empréstimos consignados em folha de pagamento dos titulares de benefícios de aposentadoria e pensão do INSS, excluídos os 5% relativos às operações de cartão de crédito.
 
Na ação, o MPF pede ainda que seja determinado às instituições financeiras a suspensão de quaisquer restrições cadastrais em relação aos titulares dos benefícios previdenciários que tenham como fundamento eventuais inadimplências das operações financeiras.

São rés na ação 15 instituições financeiras:

  1. Banco do Brasil
  2. Caixa Econômica Federal
  3. INSS
  4. Santander
  5. Bradesco
  6. HSBC
  7. Banco BMG
  8. Itaú Unibanco
  9. Banco Mercantil do Brasil
  10. Banco Cooperativo Sicredi
  11. Banco Cooperativo do Brasil
  12. Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes)
  13. Banco do Estado do Rio Grande do Sul
  14. Banco do Estado de Sergipe
  15. Banco de Brasília (BRB)
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.