visita a fortaleza

Ministro da Fazenda projeta crescimento de 1,6% do PIB brasileiro neste ano

Eduardo Guardia esteve em uma agência do Crediamigo do BNB no bairro Montese

13:14 · 12.09.2018 / atualizado às 15:14
eduardo guardia
Ministro da Fazenda visita agência do BNB em Fortaleza ( Foto: José Leomar )

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta quarta-feira (12) que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é de 1,6% para este ano.

"Nós iniciamos o ano com uma expectativa de crescimento de em torno de 3%. Não só o governo, mas o mercado inteiro previa um crescimento de 3%. Algumas coisas aconteceram. Em primeiro lugar, é inegável que houve uma deterioração do ambiente externo, principalmente, essa questão da valorização do dólar, guerra comercial e isso contamina o ambiente", afirmou ele durante visita a uma agência do Crediamigo do Banco do Nordeste (BNB), no bairro Montese, em Fortaleza. 

Segundo ele, além disso, a greve dos caminhoneiros tirou parte do crescimento previsto para o País neste ano. "A greve não só tirou isso, mas também reduziu o impacto do crescimento em mais ou menos 0,3 ponto. E após a greve, nós também tivemos uma deterioração das condições financeiras com essa maior volatilidade do câmbio e juros e isso afeta o crescimento", explicou o ministro. 

Guardia esteve de manhã na agência do BNB conhecendo com maior profundidade as estratégias e os fundamentos do Crediamigo. Ele aproveitou a ocasião para conversar com beneficiários do programa e com representantes do Banco. Depois da visita, o ministro se reuniu na sede do BNB com dirigentes da instituição.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.