Maio registra 161.102 tentativas de fraude contra o consumidor

O número representa uma tentativa de roubo de identidade a cada 16,6 segundos no País, nas quais criminosos tentam usar dados pessoais são para firmar negócios sob falsidade ideológica

Escrito por Redação ,

Maio de 2015 registrou 161.102 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude - Consumidor. O número representa uma tentativa de fraude a cada 16,6 segundos no País. 

Apesar do número alto, houve queda de 1,1% em relação a abril de 2015, quando foram registradas 162.854 tentativas de fraude. Já no acumulado do ano de 2015 o recuo foi de 0,2% na comparação com o mesmo período de 2014, saindo de 822.812 para 821.545 tentativas de fraude. 

De acordo com economistas da Serasa Experian, a ligeira queda pode ser explicada pelo fato do consumidor estar mais retraído às compras e aos novos financiamentos, o que tem diminuído sua movimentação no mercado, diminuindo, também, as oportunidades de tentativas de fraudes contra o consumidor.

A popularização da internet é um dos fatores que contribui para as tentativas de fraudes. O cadastramento em sites de e-commerce não idôneos, promoções falsas que exigem informações pessoais do usuário, além da solicitação de adesões para campanhas teoricamente sérias ou com apelo forte nas redes sociais são a porta de entrada para o fraudador conseguir os dados de suas próximas vítimas.

Em maio de 2015, o setor de telefonia respondeu por 67.267 registros, totalizando 41,8% do total de tentativas de fraude realizadas, aumento em relação aos 37,5% registrados pelo setor no mesmo mês de 2014. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 46.076 registros, equivalente a 28,6% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 32,0% das ocorrências. 

O setor bancário foi o terceiro do ranking em maio deste ano, com 33.114 tentativas, 20,6% do total. No mesmo mês de 2014, o setor respondeu por 20,2% dos casos. O segmento varejo teve 12.716 tentativas de fraude, registrando 7,9% das investidas contra o consumidor em maio de 2015, queda em relação ao percentual observado em maio de 2014 (8,4%). O ranking de tentativas de fraude de maio de 2015 é composto, ainda, por demais segmentos (1,2%).

Dentre as principais tentativas de golpe apontadas pelo estudo estão a emissão de cartões de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, financeiamento de produtos eletrônicos, compra de celulares, abertura de contas, compra de automóveis e abertura de empresas. 

Você corre o risco de sofrer fraude?

Você rasga notas, recibos ou outros documentos que tenham o número de seu CPF antes de jogá-los no lixo? Quando seu cartão de crédito passa para as mãos do vendedor, em uma loja, você o mantém em seu campo de visão ou se distrai olhando outras coisas? Pequenas atitudes como essas aumentam consideravelmente as chances de o consumidor não ser vítima de fraude de identidade. Para descobrir se você está tomando as precauções necessárias, é possível fazer um teste online desenvolvido pela Serasa Experian. 

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