Grupo discute inserção de jovens no mercado de trabalho

Iniciativa da SRT-CE visa conscientizar empresas sobre a importância de cumprir lei de cotas

Escrito por Redação ,
Unir esforços para inserir jovens que cumprem medidas socioeducativas no mercado de trabalho. Esse foi o objetivo do encontro promovido pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT-CE), nesta quarta-feira (26). A reunião contou com a presença de representantes de instituições municipais, estaduais e federais. A ideia é que a inclusão seja feita por meio do instituto de aprendizagem profissional.

Durante o encontro, foi cogitada a possibilidade de se criar um projeto de lei sobre a temática para promover a contratação de jovens ex-infratores na condição de aprendizes. A intenção é estimular a criação de programas de aprendizagem profissional para adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos.

Para o superintendente do Trabalho no Ceará, Fábio Zech, é preciso elaborar um planejamento estratégico para que cada instituição se comprometa com o andamento do processo. Ele destaca que os adolescentes na condição de ex-infratores têm possibilidades muito menores de conquistarem um espaço no mercado de trabalho. “É preciso romper nossos preconceitos, pois é dever do Estado dar dignidade a estes jovens”, disse.

A iniciativa de criar o grupo de discussão considera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e leva em conta os decretos nº 5.598, de 2005, nº 8.740, de 2016, e nº 5.598, que regulamentam a contratação de aprendizes e autorizam o cumprimento da cota de aprendizagem pelos estabelecimentos interessados, priorizando a inclusão de jovens acolhidos em abrigos.

Participaram do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento e Combate à Fome, Elpídio Nogueira, além de representantes de diversas secretarias municipais e estaduais. A próxima reunião está marcada para o dia 31 de agosto, quando cada instituição apresentará sua contribuição para o avanço dos trabalhos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.