Governador apresenta estudo sobre concessões

Amanhã (25), a partir das 11h, Camilo Santana apresenta estudo do Plano de Concessões do Governo do Ceará na Fiec

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,
Nesta quinta-feira (25), a partir das 11h, o governador Camilo Santana apresenta o estudo realizado para a formulação do Plano de Concessões do Governo do Ceará. A proposta acontece durante reunião com empresários, primeiro road show (rodada de negócio), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), no auditório Luís Esteves, no 5º andar do prédio. 
 
Entre os primeiros dez equipamentos públicos que o governo estadual busca conceder à iniciativa privada, o Acquario Ceará é considerado um dos menos atrativos economicamente. Em construção na Praia de Iracema, em Fortaleza, o empreendimento turístico precisará passar por mudanças a fim de ampliar a atenção de investidores. 
 
A conclusão está no estudo "Capturando o Pleno Potencial dos Ativos de Infraestrutura do Ceará", elaborado pela consultoria McKinsey & Company e apresentado ao governo em maio deste ano. A empresa analisou o potencial dos dez ativos que, inicialmente, entraram no pacote de concessões do Estado. 
 
O cronograma do evento ainda não foi divulgado, mas, na ocasião, está previsto que os empresários tenham acesso ao estudo feito pela McKinsey & Company. Cerca de 90% da construção do Acquario ainda precisam ser executados, o que corresponde a aproximadamente R$ 420 milhões. O ativo precisa de atrativos para ser mais competitivo a exemplo de aquários semelhantes em outros países. 
 
Investidores 
 
O estudo apresenta uma lista de 17 possíveis investidores para o Acquario, sendo oito operadores de equipamentos turísticos nacionais, incluindo aquários; seis operadores turísticos nacionais; e três operadores internacionais de aquário. A consultoria deixa claro que a lista não é limitada e não deve ser entendida como uma recomendação de quem participaria, mas dentre os nomes estariam: Aquário de São Paulo; Beach Park; Beto Carrerro World; Hopi Hari; CVC; TAM Viagens; Avanqua; Costa Entertainment Experience; e Merlin Entertainment. 
 
Na lista dos ativos considerados competitivos para concessão estão incluídos: CE-040; Ceasa; Porto do Pecém; Centro de Eventos; Cinturão Digital; Metrofor; geração de energia com placas solares; e terrenos. 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.