Feira de franquias deve movimentar R$ 550 milhões

Uma das franquias estreantes no evento é o Suplicy Cafés, que já possui 11 lojas em operação e uma em obras

Escrito por Estadão Conteúdo ,

Começa nesta quarta-feira (24), em São Paulo, a ABF Franchising Expo, uma das maiores feiras de franquias do mundo, com a estimativa de movimentar R$ 550 milhões em negócios e receber 62 mil visitantes em quatro dias de evento. Quem visitar a 24ª edição do evento vai encontrar 480 marcas e opções de investimento que oscilam entre R$ 20 mil e R$ 2 milhões.

As projeções para este ano são maiores em relação ao ano passado quando 60 mil pessoas estiveram no Expo Center Norte e fizeram negócios da ordem de R$ 520 milhões. Mesmo em um cenário de retração econômica, a expectativa positiva é justificada pelos números que o franchising apresentou nos primeiros meses do ano, segundo o diretor de capacitação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Juarez Leão.

O setor cresceu 9,2% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Descontada a inflação, o desempenho foi de 5,7%. De acordo com Leão, em momentos de crise a franquia desperta maior interesse do possível empreendedor por ser um negócio já formatado. "A franquia tem uma capacidade de reação ao momento com lançamentos de promoções e novos produtos que um varejista tradicional dificilmente conseguiria fazer”, diz Leão.

A ABF vai promover cursos com duração de duas horas durante a feira para ajudar os candidatos na escolha da franquia. Dentre as marcas expositoras, 78 participarão pela primeira vez do evento. Uma delas é o Suplicy Cafés. Criada em 2003, a rede tem 11 lojas em operação e uma em obras. A expectativa é abrir mais oito neste ano. Começar uma franquia da marca exige investimento a partir de R$ 280 mil. "Não temos restrições (quanto ao perfil do investidor)”, afirma o gerente de expansão da rede, Marco Alves. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.