Empresário do comércio de Fortaleza está 22,5% mais confiante

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) passou de 75,8 pontos para 92,9 pontos nesta medição

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

A pesquisa Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará - ICEC aponta que, no terceiro bimestre deste ano (maio-junho), o empresário do comércio está 22,5% mais confiante, com o Índice passando de 75,8 pontos (março-abril) para 92,9 pontos nesta última medição.

O componente Índice de Situação Presente (ISP) teve melhora de 12,2% neste bimestre, mas ainda está em um baixo patamar, segundo a Fecomércio, o que reflete o desânimo dos empresários do comércio com o atual momento econômico. Segundo o levantamento, 43,3% dos entrevistados acreditam que as condições gerais da economia nacional pioraram muito nos últimos doze meses.

> Confiança do consumidor de Fortaleza cresce 6,2% em junho

Futuro e investimentos

As perspectivas para o futuro, refletidas no Índice de Expectativas Futuras (IEF), são melhores em termos absolutos e estão no campo que indica otimismo, tendo sido observado melhoria de 34,9%. A absoluta maioria dos entrevistados (82,3%) acreditam que o cenário tende a melhorar nos próximos seis meses, com aumento das vendas (77,1%) e da oferta de empregos (43,2%).

Quanto ao Índice de Investimento das Empresas (IIE), que reflete a disposição de inversão de recursos na atividade, houve crescimento mais modesto, de 8,7%. Apesar do sentimento de otimismo com a economia e o cenário projetado de crescimento das vendas, apenas 17,5% dos entrevistados esperam maior investimento em estoques.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.