Em maio, redução de 14% nos preços de itens dos supermercados

Em maio, pesquisa do Procon com preços de alimentos e produtos em supermercados apresenta queda

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

A pesquisa mensal do Procon Fortaleza com preços de alimentos e produtos em supermercado, divulgada hoje (30), apresenta queda de 14% no preço médio dos produtos pesquisados em comparação com abril.  

Para a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, a diminuição é positiva, mas o consumidor deve manter a cautela na hora de comprar. O levantamento foi feito entre os dias 23 e 24 de maio em dez supermercados da Capital, consultando os preços de 47 itens

Apesar da redução, a pesquisa aponta variações que podem superar 300%.  Como o quilo da cebola que vai de R$ 1,39 a R$ 5,99, e pode representar uma economia que chega a 330,94%. Outro item é a cenoura que apresenta diferença de R$ 1,99 a R$ 7,98, o que pode significar uma economia de 301,01% no bolso do consumidor

Confira a lista completa com alimentos e produtos de primeira necessidade, higiene pessoal, limpeza doméstica e de cuidados infantis. http://www.fortaleza.ce.gov.br/sites/default/files/relatorio_de_maio_2016.pdf

Maiores variações 

Cebola (R$ 1,39 a R$ 5,99) 330,94% 

Cenoura (R$ 1,99 a R$ 7,98) 301,01% 

Tomate (R$ 1,68 a R$ 5,49) 226,79% 

Pimentão  (R$ 2,99 a R$ 8,59) 187,29% 

Batata (R$ 3,59 a R$ 8,25) 129,81% 

Dicas para economizar: 

Uma boa lista de compras é fundamental para comprar o que realmente precisa. Leve em conta os folhetos promocionais dos supermercados de seu bairro; 

Tente fazer as compras do mês de uma só vez ou uma vez por semana. Quanto mais você for, maiores são as chances de levar produtos por impulso; 

Leve uma calculadora. Ela é muito útil para saber o preço unitário dos produtos. Lembre-se que nem sempre o maior é o mais econômico; 

Analise bem as promoções e informe-se com um funcionário do supermercado sobre os períodos de preços baixos; 

Evite levar crianças ao supermercado, pois esta comprovado que elas influenciam na decisão de compra dos pais.

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