Dólar fecha em alta de 1% ante real por dados dos EUA e Grécia

A moeda norte-americana subiu 1,16%, a R$ 3,1450 na venda, a maior cotação em quase um mês

Escrito por Reuters ,
O dólar fechou em alta de mais de 1% ante o real nesta quarta-feira, diante de renovadas preocupações com o futuro da Grécia na zona do euro e dados mais fortes que o esperado sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos, alimentando as expectativas de alta nos juros da maior economia do mundo.
 
A moeda norte-americana subiu 1,16%, a R$ 3,1450 na venda, a maior cotação em quase um mês. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,1 bilhão de dólares.
 
"O mercado está operando no curto prazo, e o que tivemos de informação nova hoje em relação a Grécia e ao Fed apontou para um dia de alta (do dólar)", resumiu o gerente de câmbio da corretora BGC Liquidez, Francisco Carvalho, referindo-se ao Federal Reserve, banco central norte-americano.
 
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu aos gregos nesta quarta-feira que rejeitem o resgate internacional, destruindo qualquer perspectiva de reparar as relações com os parceiros da União Europeia antes do referendo no domingo que pode decidir o futuro da Grécia na zona do euro.
 
A notícia dissipou o bom humor visto pela manhã, quando o mercado comemorou declaração de Tsipras afirmando que estava disposto a aceitar a oferta de seus credores, com algumas condições. "O mercado está confuso. Parece que o bom humor de manhã não era justificado", disse no início da tarde o operador de câmbio da corretora Intercam Glauber Romano.
 
A alta do dólar também foi influenciada por dados mais fortes que o esperado sobre o mercado de trabalho dos EUA. O setor privado do país criou 237 mil vagas de trabalho em junho, o maior ganho desde dezembro e acima das expectativas de analistas, segundo dados da ADP. Na quinta-feira, será divulgado o relatório de emprego do governo norte-americano, mais abrangente do que os dados da processadora de folhas de pagamento. 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.