Dólar avança 0,25% ante real, de olho em Fed

Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,6 bilhão de dólares

Escrito por Reuters ,
O dólar fechou em alta ante o real nesta quarta-feira, com investidores sob a expectativa da reunião do Federal Reserve, banco central norte-americano, em busca de mais pistas sobre quando os juros começarão a subir na maior economia do mundo. A moeda norte-americana subiu 0,25%, a R$ 2,5769 na venda, após recuar 0,77% na véspera. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,6 bilhão de dólares.
 
"O mercado está um pouco na defensiva em função do Fed", resumiu mais cedo o operador de câmbio da corretora Walpires José Carlos Amado, lembrando que a queda recente do dólar, de 3,31% no ano até a véspera, também favorece a ação de compradores. O Fed divulgou, simultaneamente ao fechamento do mercado de câmbio à vista, que continuará "paciente" para elevar os juros e que a economia dos Estados Unidos está nos trilhos, apesar das turbulências em outros mercados ao redor do mundo.
 
Após a divulgação do comunicado, a cotação do primeiro contrato de dólar futuro, para fevereiro, passou a cair na BM&F.
 
Economistas ouvidos pela Reuters vinham mantendo suas estimativas de que o aperto monetário do Fed, que pode atrair para a maior economia do mundo recursos aplicados em outros mercados, comece em meados deste ano. Nos mercados financeiros, contudo, uma série de indicadores econômicos fracos alimentou apostas de que o aumento de juros poderia ser postergado.
 
Mesmo com a alta desta sessão, o dólar sustentou-se abaixo de R$ 2,60, após romper esse nível de suporte na semana passada devido às expectativas de liquidez abundante nos mercados globais graças aos estímulos monetários do Banco Central Europeu (BCE) e à maior disciplina fiscal no Brasil. "O mercado está animado, mas está sensível. Uma decepção mais forte pode fazer o dólar voltar a subir em breve", disse o operador de uma corretora internacional.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.