Comércio varejista do Ceará tem queda de 3,9% entre dezembro e janeiro

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a retração estadual é ainda maior: -11,7%

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O volume de vendas do comércio varejista cearense caiu 3,9% entre dezembro de 2016 e janeiro deste ano. O índice ficou bem acima do resultado nacional, que foi de queda de 0,7%, diferença de 3,2 pontos percentuais. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada esta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a retração estadual é ainda maior: -11,7%, novamente acima do índice do Brasil, que ficou em -7%. No acumulado dos últimos 12 meses, o volume de vendas ficou em -6,8%.

Brasil

A queda de 0,7% no índice nacional do volume de vendas é a segunda redução consecutiva do indicador, que já havia recuado 1,9% entre novembro e dezembro do ano passado.

As vendas também recuaram 0,6% na média móvel trimestral, 7% na comparação com janeiro de 2016 e 5,9% no acumulado de 12 meses.

Na comparação com dezembro de 2016, houve queda em seis das oito atividades pesquisadas pelo IBGE, com destaque para equipamentos e material de informática (-4,8%) e combustíveis e lubrificantes (-4,4%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.