Cid faz balanço do governo para industriais cearenses

Governador destaca crescimento da economia e investimentos em saúde

Escrito por Redação Web ,

O governador Cid Gomes apresentou, na noite desta quarta-feira (23), o balanço do governo para os industriais cearenses. O chefe do executivo estadual participou, pela terceira vez em sua gestão, de um encontro no Centro Industrial do Ceará (CIC) e destacou o crescimento da economia, os avanços do PIB e os investimentos em educação. 

Para Cid Gomes, o Ceará ainda é um espaço de grande oportunidades. O chefe do executivo estadual revela que é preciso manter o crescimento da economia cearense acima da média nacional, como vem ocorrendo há 18 meses. O governador afirma também que o Estado precisa encontrar as próprias vocações econômicas, com políticas de investimentos em setores como infraestrutura, educação e capacitação.

O PIB é outro desafio do Ceará para continuar crescendo. Cid afirma que pela primeira vez, em 2013, o indicador foi superior a 2% e aposta que este ano gire em torno dos 3,5%. “Em 2013, pela primeira vez, temos um PIB superior a 2%, mas óbvio que isso é apenas um caminho. O ideal é que ele seja equivalente a população cearense”, explica.

Ainda relacionado à economia do Estado, o governador explica que a dívida do Ceará está dentro da meta estipulada, chegando a 30% da receita corrente líquida e, ao longo dos 7 anos e meio de gestão, ele pagou mais do que pediu emprestado. 

Hospital do Sertão Central entrará em funcionamento este ano 

Ao fazer o balanço da saúde durante sua gestão, Cid Gomes prometeu que o Hospital Regional do Sertão Central  entrará em funcionamento ainda este ano, no município de Quixeramobim. A previsão é que em setembro a unidade seja inaugurada.

O chefe do executivo estadual afirma que deve assinar, nos próximos dias, a ordem de serviço para construção do Hospital Metropolitano. A unidade deverá ser construída no anel viário entre as cidades de Maracanaú e Pacatuba. 

Licitação da refinaria deve ocorrer em agosto

A Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace) concluiu a licença para construção da refinaria no Pecém. De acordo com o governador, o órgão deve oficializar o documento à Petrobras nos próximos dias. 

Cid Gomes disse ainda que, com a entrega da licença, a Petrobras prometeu fazer a licitação da refinaria em agosto. 

Governador diz que pesquisa eleitoral reflete o momento 

O governador afirmou também que não comenta campanha eleitoral em eventos de governo. Apesar de enfatizar que não falaria sobre as disputas para o pleito de outubro, Cid revelou que as pesquisas de intenção de voto são um retrato do momento.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.