Ceará é o terceiro do Brasil com maior número de empreendimentos solidários

Estado fica atrás apenas do Rio Grande do Sul, líder no setor, e da Bahia

Escrito por Redação ,
A forma diferenciada de produzir, vender e gerar renda da economia solidária tem ganhado amplitude. Dos 20.529 negócios registrados no Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários do Ministério do Trabalho (Cadsol), 1.493 são do Ceará.
 
O número coloca o Estado na terceira posição entre os que têm empreendimentos baseados na coletividade, na divisão justa do trabalho e dos resultados.
 
De acordo com o Ministério do Trabalho, o Ceará vem atrás do Rio Grande do Sul, com 20.529 negócios registrados; e da Bahia, que tem 1.402.
 
“A economia solidária é uma forma alternativa de renda, tanto no meio urbano como no rural. São muitas as ações executadas para o fomento da atividade, a exemplo dos convênios e parcerias”, explica o subsecretário da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Senaes), Natalino Oldakoski.
 
Entenda a economia solidária
 
O que é?
 
Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos. É uma forma diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver.
 
Quem faz parte?
 
Organizações coletivas e suprafamiliares, ou seja, compostas por mais de duas pessoas que não pertençam à mesma unidade familiar. Podem ser do meio urbano ou rural.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.