Cabo que ligará Fortaleza aos EUA será alocado em Data Center em São Paulo

Em Santana do Parnaíba (SP) ocorrerá a distribuição do tráfego de dados pela América do Sul

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O cabo submarino Monet, da Angola Cables (contando ainda com os investimentos da Google, Antel (Uruguai) e Algar Telecom) e que passará por Fortaleza, será alocado em Data Center da Equinix - empresa global de interconexão e data center, em Santana do Parnaíba (SP), onde ocorrerá a distribuição do tráfego de dados pela América do Sul. A fibra chegará dos EUA por Fortaleza e será ligada à Praia Grande antes de ir para Santana do Parnaíba.

O data center da Equinix tem função parecida com o data center da própria Angola Cables de Fortaleza, cujas obras estão 40% concluídas. O data center, em construção na Praia do Futuro, também abrigará o cabo. A empresa informou que não abre quanto foi investido para alocar o Monet no data center da Equinix.

> Obras do Data Center atingem 40%; operação até maio

O cabo foi alocado no Data Center da Equinix devido à demanda que já existia na região e, dessa forma, a empresa não poderia esperar. A rota do Monet será de mais de 10 mil quilômetros e terá capacidade de comunicação de pelo menos 60 Tpbs, em seis pares de fibra, sendo dois da Angola Cables.

A construção - financiada pelas quatro empresas que formam o consórcio - ficou à cargo da TE Subcom (divisão de cabos submarinos da Tyco Electronics). O Monet estará conectado aos data centers IBX+ SP3 da Equinix Brasil e aos IBXs+ MI1 e MI3 na Equinix EUA.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.