Bovespa fecha em alta impulsionada por Petrobras; JBS cai 8,10%

Dados preliminares do primeiro pregão da semana apontam alta de 0,68%

Escrito por Reuters ,

O tom positivo prevaleceu na Bovespa no encerramento do primeiro pregão da semana, com as ações da estatal Petrobras retomando o fôlego e renovando máximas do dia, após declarações da presidente Dilma Rousseff defendendo a CEO da companhia terem enfraquecido os papéis no final da manhã.

A melhora das ações dos bancos Itaú e Bradesco também ajudou no fechamento positivo, após o Ibovespa passar boa parte da sessão pressionado pela forte queda dos papéis da produtora de carnes JBS.

De acordo com dados preliminares, o principal índice da bolsa paulista encerrou em alta de 0,68%, a 49.987 pontos, após recuar para a mínima de 49.104 pontos e avançar para 50.020 pontos, na máxima.

O volume financeiro somou R$ 3,9 bilhões.

As preferenciais da Petrobras fecharam em alta de 3,97%. As ações ON terminaram com ganho de 4,98%, segundo dados preliminares.

Ajustes

Profissionais do mercado de renda variável atribuíram o movimento a ajustes, com a menor liquidez amplificando o efeito dos movimentos, uma vez que o noticiário, na visão deles, não foi favorável, com Dilma defendendo presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e o petróleo recuando no mercado internacional.

Em meio a expectativas no mercado de mudanças na direção da Petrobras, no centro de um escândalo de corrupção, Dilma disse que fará mudanças no Conselho de Administração da companhia, mas deu indícios de que não pretende trocar o comando operacional, que tem Graça Foster à frente.

No exterior, o petróleo abriu em alta, mas abandonou os ganhos em meio a comentários do ministro do petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, de que teria convencido a Opep de que não é do interesse do grupo cortar sua produção.

Escândalo prejudicou

No caso de JBS, as ações despencaram quase 18% na mínima da sessão, com operadores citando reportagem do jornal Valor Econômico informando que a empresa creditou R$ 800 mil em duas contas correntes de uma empresa fantasma investigada pela operação Lava Jato.

A empresa divulgou comunicado em que refutou "veementemente" notícia associando a empresa com contas bancárias envolvidas na operação. Mas as ações ainda fecharam em baixa de 8,10 por cento, também de acordo com dados preliminares.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.