Aumento do preço em ovos de páscoa é maior que inflação no Brasil

Os tradicionais doces ficaram, em média 6,78% mais caros em relação à Páscoa do ano passado

Escrito por Folhapress ,
Os preços dos ovos de Páscoa subiram mais que a inflação registrada no ano, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (15) pela Fundação Getulio Vargas (FGV)
 
Os tradicionais doces ficaram, em média 6,78% mais caros em relação à Páscoa do ano passado. Já a inflação, medida pelo IPC, o Índice de Preços ao Consumidor, ficou em 6,09% no mesmo período. 
 
Entre as sete capitais pesquisadas pela FGV, o ovo de Páscoa subiu mais em Porto Alegre (7,7%), seguido por Belo Horizonte, que registrou alta de 7,57%. Já o menor reajuste foi registrado em Brasília, de 6,31%. 
 
A maior variação entre os itens foi verificada no ovo de Páscoa número 21 (peso aproximado de 500 gramas), que subiu 10,91% em Belo Horizonte. A segunda maior alta foi vista no ovo número 9 (peso aproximado de 50 gramas), cuja alta foi de 10,14% em São Paulo. 
 
O Índice de Preços ao Consumidor, da Fipe, referente ao período entre abril de 2013 e março de 2014, teve variação de 4,93%. 
 
De acordo com o economista da FGV André Braz, "No auge do feriado de Páscoa, os ovos mais procurados já foram vendidos, os que restaram estão quebrados ou são mais caros, por isso, antecipar um pouco as compras pode ser uma boa estratégia". 
 
O economista relembra que, para os adultos, comprar chocolates em barra ou caixas de bombons em lugar dos ovos pode ser uma alternativa mais econômica. 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.