Obras do VLT devem ser retomadas até setembro

Seinfra-CE abre nova licitação no dia 11 de agosto e usará regime diferente para agilizar todo o processo

Escrito por Redação ,
Legenda: Paralisadas em junho, as obras do VLT estão 50% concluídas, segundo a Seinfra-CE
Foto: Foto: Lucas de Menezes

Com suas obras paralisadas desde o início de junho, quando o Governo cancelou o contrato com o antigo consórcio responsável pelo projeto, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Fortaleza deve ter sua construção retomada entre o fim de agosto e o início de setembro. A previsão é da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra-CE), que vai abrir um novo processo licitatório no próximo dia 11 de agosto para encontrar uma empresa ou consórcio capaz de concluir a obra. Dessa vez, a licitação será feita dentro de um regime diferenciado, que reduzirá significadamente o prazo para sua conclusão.

"O processo licitatório será feito através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é uma modalidade permitida pelo fato da obra estar inserida no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Assim, a licitação, que normalmente duraria entre seis e oito meses, vai ser concluída, no máximo, em 45 dias", diz o engenheiro André Pierre, coordenador de transportes de obras da Seinfra-CE.

Sobre a retomada das obras, Pierre afirma que, se confirmada para setembro, o prazo para a conclusão do VLT será dezembro de 2015. "Por mim, voltaríamos com as obras no dia seguinte do lançamento da licitação, mas sabemos que há toda uma tramitação do processo que não permite isso. Em todo o caso, acredito que o projeto não enfrentará mais problemas até ficar pronto", afirma.

Menor preço vence

Segundo a Seinfra-CE, o novo processo licitatório do VLT de Fortaleza será vencido pela empresa ou consórcio que estiver apta a concluir o projeto e que possa fazer isso utilizando o menor valor possível. Os interessados serão conhecidos apenas no dia 11 de agosto, mas o edital da licitação já está disponível há cerca de um mês, no site da Seinfra.

De acordo com André Pierre, como o edital é bastante claro e objetivo, a licitação deve andar ainda mais rápido. Além disso, conta, os interessados já podem ir visitando os locais das obras para terem um real conhecimento do que ainda precisa ser feito. "Isso ajuda as empresas a saberem se realmente são capazes de terminar o projeto", ressalta.

Situação da obra

Inacabadas pelo antigo consórcio responsável - o mesmo do Aeroporto Pinto Martins -, as obras físicas do VLT estão com aproximadamente 50% de conclusão. Segundo André Pierre, das dez estações previstas, apenas a Vila União, na Avenida Borges de Melo, está concluída. "Todas as outras estações chegaram a ser iniciadas, mas o andamento varia entre 30%, 50% e 80%. O remanescente dessas obras precisa ser finalizado o quanto antes", diz o engenheiro.

Conforme a Seinfra-CE, para evitar depreciação e vandalismo, o Estado promoveu a vigilância dos locais de obras desde que as mesmas foram paralisadas. Assim, o novo responsável pelo projeto "terá excelentes condições de trabalho para dar continuidade ao VLT", conta Pierre.

Para finalizar, o coordenador de transportes de obras da Seinfra-CE diz esperar que o novo responsável não repita o papel do último. "Vamos torcer para que o futuro contratado corresponda à necessidade da obra, que engloba 23 bairros e será um sistema de integração importante. Vai ajudar muito a população no que diz respeito aos deslocamentos", conclui André Pierre.

Áquila Leite
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.