Obra para Polo de Saúde tem estudo

Escrito por Redação ,
Legenda: Localizado no bairro Precabura, no município de Eusébio, o polo ocupará uma área de 500 mil metros quadrados
Foto: Foto: Fernanda Oliveira

A Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) entregou à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), na última semana, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) relativo a obras de infraestrutura para o Polo Industrial e Tecnológico de Saúde, que será instalado no município cearense de Eusébio. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira.

Segundo a assessoria de comunicação da Seinfra, o estudo se refere apenas às intervenções que a pasta fará no local - como vias de acesso e abastecimento de água e energia -, e não à construção em si dos empreendimentos, previstos para o polo, que contará com uma fábrica de vacinas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Investimentos

Localizado no bairro Precabura, o polo ocupará uma área de 500 mil metros quadrados. Também será instalado no local o Instituto Bio-Manguinhos. Os investimentos com os dois empreendimentos estão previstos em R$ 310 milhões.

A Fiocruz e o Bio-Manguinhos - este, o maior produtor nacional de imunobiológicos - serão as empresas-âncoras do polo, no qual estão estruturando uma unidade de Pesquisa e Desenvolvimento e um Centro de Produção em Plataformas Vegetais, constituindo um novo campus com foco em inovação. A unidade da Fiocruz tem parceria com a empresa israelense Protalix BioTherapeutica.

O projeto da Bio-Manguinhos prevê investimentos de R$ 170 milhões em laboratórios de produção de vacinas e biofármacos, por meio de uma plataforma vegetal, que utilizará, entre outras matérias-primas, folha de tabaco, em uma tecnologia inovadora ainda inexistente no Brasil, que atenderá tanto ao mercado nacional, como poderá também ser importada. A fórmula poderá ser utilizada para desenvolver vacinas para diversas doenças, como a febre amarela.

Para uma expansão futura do polo, o município de Eusébio instituiu uma Área para Equipamentos Especiais (AEE), de aproximadamente 80 hectares, na qual deverá se situar o Corredor de Servidão dos Sistemas de Infraestrutura projetados.

A expectativa anunciada no ano passado era de que a planta de desenvolvimento tecnológico estivesse pronta em 2016, e começasse a produzir em 2017.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.