Objetivo é ter mais nordestinos indo à França
Fortaleza sedia nesta semana, pela primeira vez, o Encontros à Francesa. A 4ª edição do evento escolheu a Capital cearense para reunir 37 expositores franceses e mais de 90 profissionais brasileiros, principalmente do Nordeste, e três internacionais vindos da Argentina, Chile e Uruguai. A ideia é aumentar a presença de nordestinos na França, a partir dos voos da Air France.
De acordo com Caroline Putnoki, diretora do Atout France na América Latina, cerca de 20% dos viajantes brasileiros para França são do Nordeste, com a perspectiva de aumentar este número a partir das operações do Grupo franco-holandês.
> Hub: volume de passageiros em conexão triplica em Fortaleza
"É uma proporção muito grande que temos que trabalhar. Em termos de resultados de clientes eu não posso dizer ainda, vamos esperar mais um pouco. Temos que esperar até o fim do ano para ver como ficou esse resultado. Mas é claro que a chegada da Air France-KLM vai mudar esse cenário e vai ajudar a encorajar os clientes daqui a irem para a França", explica.
Expansão
Até agosto deste ano, a presença de brasileiros na França cresceu 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Para 2018, a estimativa é de aumentar em 10% o número de brasileiros.
Em 2017, cerca de 700 mil viajantes do Brasil visitaram a França. Para este ano, o número deve chegar a quase 800 mil, sendo 160 mil apenas do Nordeste. "Esses resultados são bons porque este ano é um ano complicado para o Brasil. Todo mundo está esperando as eleições para retomar isso", afirmou a diretora da Atout France.
O crescimento relativo ao Nordeste ainda não foi estimado pela Atout France. De acordo com Putnoki, não há como dimensionar isso agora, mas a expectativa é positiva.
"Já vimos resultados bons para o Nordeste por conta das operadoras e agentes de viagem. Os atores já estão vendendo e estamos vendo os resultados de algumas iniciativas. Os negócios já estão se desenvolvendo evidentemente por conta das operações do hub em Fortaleza".
Encontro
O Encontros à Francesa tem o objetivo de aumentar a sinergia entre os operadores juntos aos parceiros franceses. O evento pretende incentivar a discussão com os operadores para determinar novas estratégias. A partir deste ano, o evento é itinerante e acontece em outras cidades.