Norwegian quer operar no País; Fortaleza cotada

Empresa deu entrada no pedido na Anac. É a primeira solicitação oficial de uma low cost estrangeira no Brasil

Escrito por Redação ,
Legenda: A expectativa é que a empresa opere rotas entre o Brasil e a Europa. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo também são fortes candidatas para receberem os voos

Fortaleza/Rio. A norueguesa Norwegian Air, terceira maior companhia aérea de baixo custo da Europa, deu entrada na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com o pedido de autorização para operar no Brasil. É o primeiro pedido oficial de uma low cost estrangeira no País. Ainda não foi definida a rota, mas espera-se que ela faça voos ligando cidades brasileiras à Europa, possivelmente Londres. Fortaleza, inclusive, pode estar cotada para receber os voos da companhia, uma vez que o consulado-geral do Reino Unido, em Recife, foi procurado recentemente por um operador interessado em realizar a rota entre a Capital e Londres. Entretanto, as negociações correm em sigilo sem a divulgação do nome da empresa.

A avaliação do pedido pela Anac deve levar em torno de 120 dias. A partir daí, a empresa poderá começar a vender bilhetes. O pedido é para voos regulares, mas como a Norwegian já tem cadastro para voos não regulares, ela poderá adiantar as operações se entender que é comercialmente estratégico, segundo a Agência Nacional de Aviação.

Low cost

A Norwegian já opera na Argentina. Uma passagem de ida e volta entre Buenos Aires e Londres pela empresa, para agosto, sai a partir de US$ 800 (ou cerca de R$ 3 mil). Na Latam, o voo para o mesmo trajeto sai por R$ 7 mil.

Além da Norwegian, a Avian Argentina, que faz parte do grupo Avianca, também está com processo, junto à Anac, de autorização para operar no Brasil. A companhia pretende fazer a rota Buenos Aires-São Paulo a partir de setembro.

A companhia norueguesa vem apostando em rotas de longo curso, um novo modelo de negócios para as aéreas de baixo custo - antes concentradas em rotas de curto ou médio alcance. Essa mudança é, em parte, decorrência da queda do preço do petróleo e do avanço tecnológico, que permitiu o desenvolvimento aeronaves mais eficientes, que gastam de 20% a 25% menos combustível.

A Anac e sua equivalente argentina também vêm negociando a vinda de outras empresas de baixo custo para o Brasil, como a Flybondi.

Argentina

Em agosto do ano passado, a Norwegian Air Argentina confirmou o pedido de três voos semanais para Fortaleza partindo de Buenos Aires. Segundo a aérea, as frequências foram solicitadas a Administración Nacional de Aviación Civil (Anac) da Argentina. No entanto, a aérea adiou seus planos de operação devido ao atraso na entrega de Boeings.

Ao todo, a Norwegian solicitou 63 voos semanais para cidades do Brasil com saídas de Buenos Aires, Córdoba e Mendoza. No Nordeste, além de Fortaleza, com três frequências, Salvador (3), Recife (2), Porto Seguro (2), Natal (2) e Maceió (2) estão na lista. Na Região, apenas a capital da Bahia teria rotas para Buenos Aires e Córdoba.

Nas outras regiões do País, São Paulo e Rio de Janeiro concentram a maior parte dos voos. Para as duas cidades a companhia solicitou 36 frequências semanais, com saídas de Buenos Aires, Córdoba e Mendoza. Constam ainda nos planos da companhia as cidades de Belo Horizonte (2), Brasília (3), Curitiba (2), Porto Alegre e Florianópolis, ambas com dois voos semanais.

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