Nordeste registra novo recuo na capacidade

Escrito por Redação ,

Rio. Entre a semana operativa encerrada no dia 20 de julho e o último domingo (27), todas as regiões brasileiras registraram queda na capacidade de armazenamento de seus reservatórios, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No Nordeste, por exemplo, houve redução de 33,75% para 32,77%. A Usina Hidrelétrica de Três Marias, aliás, está com apenas 9,7% de sua capacidade.

No Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a capacidade de armazenamento dos reservatórios passaram de 34,82% para 34,47%; no Sul, de 93,28% para 92,14%; e no Norte, de 89,22% para 86,2% - a maior redução.

Custo reduzido

Apesar desses recuos, a manutenção das condições favoráveis dos reservatórios no Subsistema Sul e a melhora prevista para o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste na semana operativa de 26 de julho a 1º de agosto, reduzem o Custo Marginal de Operação (CMO) médio mensal do Sistema Interligado Nacional (SIN) de R$ 710,16 megawatts-hora (MWh) para R$ 584,08 MWh em todos os subsistemas do país.

A informação consta do Relatório Executivo do Programa Mensal de Operação (PMO), divulgado pelo ONS, que avalia que, para esta semana operativa, em comparação com as afluências da semana anterior, haverá "aumento das afluências (capacidade dos reservatórios de transformar água em energia) no subsistema Sudeste, e manutenção das afluências aos demais subsistemas. Quanto à previsão das afluências para o mês de agosto, prevê-se que apenas o Subsistema Sul apresente valores superiores a sua média.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.