Marketing: "Faz parte da nossa marca evoluir"

Mercado de aviação, em todo o mundo, vive grandes desafios. Companhias reforçam estratégias

Escrito por Colunista - Valerya Abreu ,

O mundo não tá fácil para ninguém. Nenhum setor ou segmento encontra mais em céu de brigadeiro. Menos ainda o setor aéreo, que além de muito disputado vive sob muita pressão e tem inúmeros fatores e riscos para dar conta. Nesse contexto, as estratégias de marketing têm muito peso e diretamente influenciam nos rumos do negócio no que diz respeito ao impacto e preferência a partir da imagem e marca.

Alinhado a tudo isso, a companhia aérea brasileira Gol acaba de lançar nova campanha de comunicação em que expressa um novo momento e posicionamento da companhia. Mauricio Parise, diretor de marketing da Gol, fala agora para Marketing sobre essa campanha, o setor e os rumos estratégicos da companhia.

Mauricio, a nova campanha da Gol reflete um novo posicionamento que está alinhado com mudanças na companhia, ou trata-se de atender a demandas desse mercado que evolui tão rapidamente?

Uma coisa está bastante relacionada com a outra. Ao longo dos 16 anos de operação no País, a Gol não apenas democratizou o setor aéreo, mas também evoluiu com o cliente e o mercado. Especificamente nos últimos anos, a Gol vem se transformando com o objetivo de se manter como opção aos passageiros que viajam pela primeira vez, e, ao mesmo tempo, busca atrair uma parcela maior do que chamamos de "frequent flyers", que inclui os clientes corporativos.

Em essência, o tempo é o protagonista da nova campanha. O fator tempo é um desafio permanente para o dia a dia da companhia?

A Gol mudou para dar mais vida aos nossos clientes. Portanto, é natural que todos os nossos esforços estejam voltados para atender a essa nova necessidade. Para dar mais autonomia à experiência, as aeronaves estão equipadas com o sistema completo Gol Online de conectividade e entretenimento, com internet para ler e-mails ou acessar as redes sociais, para assistir filmes, desenhos e, em breve, TV ao vivo. Tudo isso permite dar mais inteligência ao tempo.

E a marca, como um ativo estratégico do negócio e fio condutor para a comunicação, está alinhada como personagem principal dessa história que a companhia passa a contar a partir de agora?

O que estamos mostrando agora traduz o aprimoramento da Gol, todas as entregas da empresa e também o seu reconhecimento no mercado. Como resultado, há três anos ela é líder no número de passageiros transportados no segmento doméstico, tanto no lazer quanto no corporativo. Queremos cada vez mais proporcionar a melhor experiência, garantindo a satisfação e a preferência dos nossos clientes, e assim manter a Gol entre as melhores companhias do mundo.

Os colaboradores se emocionaram com essa nova campanha, ou seja, há engajamento com o discurso e as histórias contadas?

Com certeza. Todos os colaboradores são parte dessa história. Fizemos inclusive um filme especial para eles, além de uma divulgação e ação interna, para apresentar em primeira mão a #NOVAGOL. De diferentes formas, seja nos aeroportos, a bordo, ou no administrativo, nosso time de mais de 15 mil colaboradores dão vida ao tempo nos nossos clientes, e estão alinhados a esse novo momento da empresa.

Que rumos e destinos, no marketing, a companhia pretende adotar cada vez mais a partir de agora?

A evolução e crescimento da Gol ao longo destes 16 anos no mercado nunca alteraram o DNA da empresa. Ao contrário, trouxeram importantes aprimoramentos de tudo o que acreditamos, baseado na missão, visão e valores da companhia. Para a GOL, a inteligência está em todas as ações, combinando baixo custo com o servir no atendimento ao cliente, de forma empática, solidária e eficiente.

O digital vai predominar nas estratégias?

O digital já faz parte de todas as estratégias da Gol, pois é uma das ferramentas mais eficientes de comunicação com nossos clientes. A nossa campanha "Nova Gol, Novos tempos no ar" já está sendo veiculada em diversas plataformas, além disso, todas as peças estão assinadas com a hashtag #NOVAGOL, o que reforça nossa presença no digital.

E sobre a atuação da companhia em regiões como o Nordeste, considerando a enorme diversidade do Brasil, como é definida a estratégia de mercado/marketing regional?

O Nordeste é um mercado muito importante para a Gol. Somos a companhia que oferece o maior número de destinos partindo de Congonhas - aeroporto que fica no centro de São Paulo, para nove cidades do Nordeste (São Luís, Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Ilhéus, Maceió, Aracajú e João Pessoa), além de ter no internacional uma grande malha conectando com a Argentina.

A Gol é uma companhia que inovou no mercado nacional desde o início da sua atuação. O que você considera que a companhia introduziu no seu segmento que pode ter inspirado todo o setor?

A Gol foi a primeira companhia aérea a possibilitar a compra de passagens pela internet, fazer a antecipação do voo no próprio aplicativo, e mais recentemente foi pioneira ao disponibilizar acesso à internet nos voos e possibilitar o check-in com apenas uma selfie. Todas essas inovações demonstram não apenas a evolução da companhia e DNA da marca, mas também aproxima do cliente ao entregar atributos que facilitam, agilizam e melhoram a experiência de viagem.

Como vocês veem o setor aéreo daqui a 10 anos? E que expectativas vocês têm nesse sentido?

O setor aéreo está em constante movimento e os consumidores estão cada vez mais exigentes, conectados e envolvidos com diferentes marcas, com diferentes experiências. A evolução da companhia aérea nesse processo é fundamental para acompanhar a atualidade, e fazer isso de uma maneira mais eficaz se torna uma grande vantagem competitiva. E esse processo de mudança já está na história da empresa, faz parte da nossa marca evoluir, criar, questionar e mudar. Quando consideramos os atuais investimentos, estamos pensando também em valorizar o tempo dos nossos clientes da melhor maneira possível.

E quanto aos valores da empresa hoje, quais são mais fortemente disseminados internamente como alicerce para as ideias e estratégias de futuro?

Oferecer a melhor experiência ao cliente, da compra da passagem até a chegada ao destino, foi e sempre será nosso objetivo principal. Hoje, os valores que representam a #NOVAGOL são aqueles que ajudam a manter esse propósito, aliado ao novo posicionamento da empresa: proporcionar mais vida e oferecer o valor ativo mais precioso dos passageiros atualmente, o tempo.

Se a nova campanha tem como objetivo ressignificar a marca, que novos significados são esperados que ela ganhe?

O que buscamos é que a Gol seja percebida como uma companhia aérea que agrega valor para todos os passageiros, que se beneficiam da tecnologia, conforto e da maior malha doméstica.

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