Maracanaú é o 7º do País em desenvolvimento

Entre os fatores que contribuíram para o resultado, está a facilidade de acesso ao distrito industrial

Escrito por Redação ,
Legenda: O município abriga o maior distrito industrial do Estado, já consolidado
Foto: FOTO: STÊNIO SARAIVA

O município de Maracanaú, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, ficou com a sétima colocação entre as cidades que possuem o melhor desenvolvimento econômico do País. O item é uma das quatro categorias do levantamento que pesquisou as melhores regiões para fazer negócios no Brasil. No ranking geral, Maracanaú ficou com a 89ª posição, sendo o único município do Ceará que apareceu na segunda edição do estudo, realizado pela consultoria Urban Systems. A pesquisa analisou 648 cidades com mais de 50 mil habitantes.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Maracanaú, Antônio Filho, esclarece que vários fatores fizeram com que o município se destacasse no cenário nacional, como a facilitação do acesso ao distrito industrial, os incentivos fiscais aos novos empreendedores, e a grande quantidade de mão de obra jovem e qualificada que reside na região. "A prefeitura procura ser um facilitador, um parceiro do empresário, buscando celeridade nos negócios e a desburocratização".

3

Pesquisa

Barueri, no interior de São Paulo, está no topo do ranking das melhores cidades para fazer negócios em 2015, seguida por Brasília (DF) e Macaé (RJ). O índice geral é dividido em quatro categorias: desenvolvimento econômico, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento social. Cada recorte teve uma classificação dos locais que mais se destacaram.

A cidade que teve o melhor desenvolvimento econômico foi Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. A segunda posição ficou com Altamira (PA), e a terceira com Parauapebas (PA). As cidades de Barueri (SP) e Aparecida de Goiânia (GO) ficaram com a quarta e quinta colocação, respectivamente. Com a sétima posição, Maracanaú foi avaliada com a nota 4,76, em uma referência de zero a 14.

Metal mecânico, alimentação, têxtil e confecções são os setores que mais se destacam em Maracanaú, de acordo com Antônio Filho. Em 2010, o município tinha 3.947 empresas instaladas, já em 2013 o número aumentou para 7.222 empresas, sendo 1.509 indústrias, 4.764 estabelecimentos comerciais e 949 empresas de serviço, como mostra o último levantamento do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O secretário ressalta ainda que 25 empresas estão em implantação no município até o fim de 2016, além das 48 instituições que estão em processo de negociação, através do Programa de Atração de Investimentos, da Secretaria Desenvolvimento Econômico (SDE).

Incentivos

Como incentivo para os novos investidores, a Prefeitura de Maracanaú permite que o município doe terrenos para iniciativa privada. Entretanto, a parceria estabelece que 85% das contratações dos novos funcionários sejam de moradores da região. "Nós procuramos desapropriar esses terrenos, que eram espaços de especulações, mas as empresas devem dar preferência à população local", explica Antônio Filho. A Prefeitura criou em 2007 a Secretaria do Meio Ambiente, com o poder de licenciar as empresas que se instalam em Maracanaú, agilizando assim os processos administrativos.

O secretário esclarece ainda que a duplicação do anel viário e a proximidade do Porto do Pecém, do Porto do Mucuripe, e de Fortaleza fazem com que o distrito industrial seja de fácil acesso. "Nós abrimos no nosso município o maior distrito industrial do Ceará, não só pelo tamanho, mas também pela infraestrutura consolidada", conclui.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.