Lojistas de Fortaleza já estão apostando no Dia das Mães

Estabelecimentos têm estoque para atender a uma demanda até 10% maior que a registrada no ano passado

Escrito por Redação ,
Legenda: Roupas estão entre itens mais procurados
Foto: Foto: Gustavo Pellizzon

Os lojistas de Fortaleza já estão preparados para as vendas do Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para o comércio depois do Natal e que, neste ano, será comemorada em 11 de maio. Existe estoque para atender a uma demanda até 10% maior que a registrada em 2013, embora o comportamento dos consumidores ainda não esteja claro para os empresários. Por isso, para tentar alavancar as vendas, o varejo aposta em ações promocionais mais atrativas aos clientes e na comercialização de produtos ligados à Copa do Mundo.

Os shoppings da Capital cearense, por exemplo, esperam incrementar as vendas do Dia das Mães em 8%, mesmo índice estimado em 2013. No ano passado, entretanto, o crescimento fechou em 6,8%, diz o presidente da Associação dos Lojistas de Shoppings Centers do Ceará (Aloshop), Abílio do Carmo.

Apesar do otimismo dos lojistas que atuam em shoppings da cidade, o presidente da Aloshop considera que o desempenho do comércio para o feriado deste ano será semelhante ao último. "Fala-se num incremento de 8% a 10%, mas eu acho difícil. Deve ficar em torno de 6%. Por se tratar de um ano atípico, de Copa do Mundo, não se sabe ao certo como será o comportamento dos consumidores. Para deixar o público com água na boca e puxar as vendas, os centros de compras investiram bastante em ações promocionais", declara Abílio do Carmo.

Centro

Os comerciantes do Centro da cidade também estão otimistas. Segundo a diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Luiziane Cavalcante, a expectativa é que as vendas sejam de 5% a 10% maiores que no último ano.

"A Copa do Mundo não vai tirar a atenção dos consumidores para as compras. O Dia das Mães é especial, não passa em branco", afirma, destacando as promoções em diversos setores.

Mais procurados

Entre os produtos mais procurados estão roupas, calçados, eletrodomésticos, artigos de perfumaria e joias. Em relação aos segmentos de calçados e vestuário, ganharão ainda mais destaque nas magazines itens nas cores verde e amarela, por conta do evento esportivo.

O gasto médio em Fortaleza, por presente, deverá ser de R$ 160. Vale lembrar que o foco do comércio não é só nas mães, mas também em consumidores que vão às lojas para comprar os presentes. Geralmente, eles fazem compras para si.

Copa pode prejudicar Dia dos Namorados

Se o otimismo para o Dia das Mães é evidente entre os empresários da Capital, o mesmo não acontece para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, data em que ocorre a abertura da Copa no Brasil. Lojistas do Centro e de shoppings esperam vendas abaixo da média. Para incentivar os consumidores a antecipar as compras, várias ações promocionais casadas, para os dias das Mães e dos Namorados, estão sendo realizadas.

Promoções

No Shopping Parangaba, a promoção contempla as duas datas. A miss Brasil e vice-campeã do Miss Universo 2007, Natália Guimarães, será a estrela da campanha conjunta.

A cada R$ 150 em compras, o cliente ganha um cupom para participar. De segunda a quarta, a geração de cupons é dobrada (são dois cupons para cada R$ 150). O shopping sorteará dez vale-compras, sendo nove no valor de R$ 10 mil e um de R$ 30 mil. A campanha acontece entre 2 de maio e 16 de junho.

Benfica e Iguatemi

Iniciada no dia 11 de abril, "Meus Amores Favoritos" é a promoção conjunta do Shopping Benfica, que seguirá até 15 de junho. Para concorrer, os clientes devem fazer compras a partir de R$150. A premiação contempla seis televisores e dois carros Toyota Etios Sedan.

No Iguatemi, a ação promocional do Dia das Mães acontecerá de 2 a 11 de maio. A cada R$ 300 em compras, o cliente receberá um colar com um pingente da marca Swarovski Elements, que terá uma loja no shopping. São cinco modelos de pingente.

North Shopping

No North Shopping, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, a ação também valerá para as mães e namorados. Cada um deles sorteará um caminhão de prêmios (eletrodomésticos, móveis, eletroeletrônicos, etc) e um carro Volkswagen Up!. A cada R$ 100 em compras, o cliente receberá um cupom para participar da promoção, que acontecerá de 2 a 11 de maio. (RS)

Raone Saraiva
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.