Linguagem regional atrai anunciantes - Negócios - Diário do Nordeste

TV Diário

Linguagem regional atrai anunciantes

04.07.2005

A TV Diário está completando sete anos de existência. Valorizando a linguagem regional, a emissora vem conquistando a preferência dos anunciantes em âmbito nacional.

O veículo mais novo do Sistema Verdes Mares está completando aniversário de sete anos. A TV Diário chega aos lares dos nordestinos, com uma programação especialmente focada na cultura regional. “Hoje, nós podemos falar que o diferencial não é apenas para a TV cearense, mas para toda uma região, no caso o Nordeste”, confirma Ananias Gomes de Oliveira, gerente comercial da TV Diário. Os diferenciais, na verdade, são muitos, a começar pela linguagem regional na sua comunicação, através de seus apresentadores e de sua equipe de jornalismo.

Outro destaque envolve o formato comercial inserido dentro do conteúdo (testemunhal e merchandising), onde a absorção das informações do anunciante produz um efeito diferenciado nos resultados. “Existem também muitas outras possibilidades de formatos que podem ser criados com as agências e os próprios anunciantes. A TV Diário é feita para todos, mas a identificação com o cearense é natural”, afirma Ananias Gomes.

Para atender mais ainda ao seu público, a TV passou por uma reformulação na sua grade de programação. As vinhetas de todos programas foram alteradas, bem como a maior parte dos cenários. A emissora dispõe de um consultor de moda cuidando também do visual dos apresentadores e jornalistas. “Acrescentamos programas novos e mudamos de horário alguns programas. Todas as mudanças foram baseadas em pesquisas. A busca pela melhoria é algo contínuo. A audiência é dinâmica e temos que ficar atentos às tendências; saber o que o telespectador quer ver.”

Os anunciantes, por sua vez, apostam na força de penetração do veículo e na sua criatividade. O perfil é vasto: montadoras como a GM e Mitsubishi e grandes financeiras como o Banco Pine. “Temos anunciantes que estão conosco há muito tempo. Supermercados Pinheiro, Temperos Regina e Arroz 101 são alguns exemplos.” As empresas procuram criar uma empatia com a comunidade local e criam uma comunicação regionalizada com sotaque cearense.

A fidelidade do anunciante com a TV Diário é outro diferencial do veículo. Clientes como Soft Pluma, Vinhos São Braz, Fio Jeitoso, Guff, Distribuidora Cearense de Óculos e Armazéns Paraíba só anunciam na TV Diário. “Há mais de seis meses investimos na TV Diário e já tivemos um retorno considerável, aumentando substancialmente as vendas e, consequentemente, a produção das peças”, comenta Walter Brisa, diretor da Eva Plast, fabricante das sandálias Brisa.

Antes de anunciar na emissora, o empresário não acreditava em publicidade. Como a marca é genuinamente cearense, com sede em Juazeiro do Norte, assim como a programação da TV Diário, foi fácil a identificação com o público-alvo. A linguagem 100% nordestina da emissora é transmitida através de canal aberto para todo Ceará e via parabólica para todo Brasil, atingindo todo o mercado atuante das sandálias Brisa, já que a empresa possui representantes em todas cidades do Estado do Ceará, algumas do Sul do País.

Não faz muito tempo que a CCE anuncia na TV Diário. Tudo começou no mês passado, com o lançamento do programa Noite & Cia, exibido aos sábados, às 22h30min. “Recebemos uma proposta interessante para divulgar nosso produto e resolvemos investir”, ressalta Cristina Perroni, gerente de marketing da empresa. Ainda não existe, de forma estatística, o retorno do investimento, “mas já recebemos e-mails e telefonemas perguntando sobre os aparelhos anunciados, além do aumento da procura no ponto-de-venda”.

Há quase cinco anos a Temperos Regina participa, como anunciante, da programação da TV Diário. “Depois que comecei a anunciar, percebi que o crescimento da empresa acompanhava a evolução do Amigão [programa que a empresa patrocina na emissora]. Já registramos um aumento significativo de 30% nas vendas”, destaca Francisco Diniz Dantas, gerente-administrativo da Temperos Regina.

Quando a Insinuante, de origem baiana, abriu sua primeira loja no Ceará, há quatro anos, a TV Diário foi escolhida para veicular seus anúncios. “O veículo atinge o Ceará e todo o Brasil, mostrando um resultado satisfatório para a empresa. O caráter regional ressalta a importância do cearense para o Ceará, através de programas que reforçam simpatia, humor e a ousadia de seus criadores”, diz Marcone Machado, diretor de Expansão da Insinuante.


Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999