'Jeri' já movimentou 80 mil passageiros neste ano

Escrito por Redação ,
Legenda: Cerca de 125 m² serão concedidos, sendo quatro áreas destinadas a lojas, duas para estabelecimentos bancários, sete quiosques e um restaurante
Foto: Foto: Divulgação

O Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, em Jericoacoara, já movimentou, até janeiro deste ano, 80 mil passageiros. A informação foi confirmada pelo coronel Paulo Edson, gerente de aeroportos do Departamento Estadual de Rodovias (DER). "O movimento está muito bom e nós esperamos que aumente no decorrer deste ano. Esse total é referente aos seis meses de operação", afirma.

Além disso, ele diz que a Azul Linhas Aéreas deve retomar as operações para Confins (Belo Horizonte). "O voo para Confins deve ser reativado. Não temos previsão disso, mas foi um voo que deu certo. Eu acredito que a qualquer momento eles reativem essa rota". A Azul fez essa rota na alta estação e a interrompeu no mês passado.

Leia ainda:

.Aéreas investem no Ceará na vitrine do mundo turístico

.Fraport: melhorias prontas em 13 dias

Atualmente, Jeri conta com voos para Recife e Campinas (Azul) e Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, pela Gol Linhas Aéreas.

Edital prevê R$ 240 mil

O DER anunciou também, através de edital, a concessão de 14 áreas do Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, o equivalente a mais de R$ 240 mil. As áreas são destinadas à exploração de serviços de restaurante, casas bancárias, quiosques e lojas comerciais.

De acordo com o coronel Paulo Edson, este é o segundo edital lançado para o aeroporto de Jericoacoara. "Estas são as áreas remanescentes do primeiro edital, que não foram arrematadas", esclarece o gerente.

Ainda segundo ele, a concessão se dará por meio de pregão eletrônico que deve acontecer até o fim de abril.

Ao todo, serão cerca de 125 metros quadrados (m²) concedidos, sendo quatro áreas destinadas a lojas, duas para estabelecimentos bancários, sete para quiosques e uma para restaurante. O contrato terá validade de um ano, sendo renovado anualmente. Poderão participar do processo micro e pequenas empresas e cooperativas, que devem conseguir enviar as propostas na primeira quinzena do próximo mês de abril.

Segundo o coronel Paulo Edson, após o conhecimento dos vencedores e a assinatura do contrato, as empresas têm um prazo de 30 dias para colocar as áreas em funcionamento.

"Já tivemos um pregão presencial e este segundo vai ser eletrônico. Estamos tendo uma procura muito boa de empresários interessados e a expectativa é arrematar 100% das áreas", explica ele.

Aviação regional

O coronel também afirma que aguarda a finalização da certificação do Aeroporto de Aracati para o início das operações. "Até julho estaremos recebendo um voo charter da Gol com a CVC. O litoral leste oferece muitos atrativos interessantes para o turismo", reforça.

O gerente também diz que os voos regionais da Gol em parceria com a TWO Taxi Aéreo ainda necessitam de certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"Esse processo envolve a certificação para atender toda a parte de security e safety. São ajustes para atender as normas de aviação comercial. A partir de abril a gente vai finalizar as negociações", diz ele.

Os voos ligarão Fortaleza a Aracati, Jericoacoara, Iguatu, Crateús, Camocim e São Benedito. A ideia é vender bilhetes entre as cidades cearenses e também outras capitais do País, como São Paulo ou Rio de Janeiro, fazendo apenas uma conexão em Fortaleza.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.