Jeri: aeroporto deve ser internacional em 4 meses

Após o sucesso na alta estação, terminal almeja operar trechos direto para a Europa; três aéreas negociam rotas

Escrito por Ingrid Coelho - Repórter ,
Legenda: Ontem (18), órgãos que precisam estar presentes no Aeroporto reuniram-se para discutir o cronograma do processo de internacionalização de Jeri

Com pouco menos de um ano em operação, o Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, em Jericoacoara, se prepara para alçar novos patamares ainda neste ano. O equipamento, que recebeu cerca de 100 mil passageiros entre junho - mês de inauguração do terminal - e dezembro do ano passado, deve estar apto para receber operações internacionais entre agosto e setembro de 2018, de acordo com o gerente de Obras e Instalações Aeroportuárias do Departamento Estadual de Rodovias (DER), coronel Paulo Edson Ferreira.

> Aracati terá voo semanal  da Gol a partir de julho 

Atualmente, três companhias aéreas tem interesse em implementar operações internacionais para o terminal. De acordo com ele, as negociações seguem em desenvolvimento, mas dependem da certificação de internacionalização da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) para avançarem.

A estimativa de internacionalização entre agosto e setembro, de acordo com ele, é baseada no cronograma estabelecido para o processo de internacionalização do equipamento. Ontem (17), em uma reunião com a Polícia Federal, Receita Federal, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Consórcio Aeroportos Ceará, foi discutida a internacionalização do terminal cearense.

"Durante o encontro foi apresentado o sistema aeroviário do estado do Ceará. Cada órgão fez uma explanação do que é necessário para chegar a internacionalização do Aeroporto de Jericoacoara", disse Paulo Edson Ferreira.

Agora, o próximo passo é uma reunião no próprio Aeroporto de Jericoacoara com todas as partes envolvidas - presentes na reunião de ontem. De acordo com Paulo Edson Ferreira, na próxima quinta-feira (26) os entes vão interagir com o equipamento para apontar as ações necessárias e tomar nota das instalações. Com isso, será elaborado um relatório para o documento que solicitará a permissão da qual o terminal precisa para operar voos internacionais.

'Check-list'

Concebido já com o pensamento de uma futura e breve internacionalização, segundo Paulo Edson Ferreira, o terminal cearense deve passar por uma espécie de check list durante a reunião da próxima quinta. "O Aeroporto de Jericoacoara foi concebido já visando à internacionalização, então esses órgãos vão verificar se há a necessidade de mais alguma coisa no equipamento, porque a legislação aeronáutica muda muito rapidamente, então é um check list para vermos se realmente a estrutura atende à legislação de cada órgão e se há alguma demanda a mais para que o DER providencie e a gente componha o processo para encaminhar à Anac", detalha Paulo Edson Ferreira.

De acordo com ele, dentro de 30 dias após a reunião, todo o processo deve estar pronto para ser enviado à agência reguladora. "A gente estima que, dentro de 30 dias, teremos todo o processo pronto para encaminhar à Anac e ela tem até 60 dias para publicar a portaria de certificação internacional do Aeroporto de Jericoacoara", destaca o gerente de Obras e Instalações Aeroportuárias do DER.

Operações nacionais

Atualmente, o Aeroporto de Jericoacoara conta com oito operações domésticas semanais que se dividem entre as companhias aéreas Azul e da Gol. No período de alta estação, entre dezembro e janeiro, o equipamento chegou a contar com 10 operações por semana.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.