INSS vai revisar 89 mil benefícios

Escrito por Redação ,
Legenda: TCU foi o responsável por realizar uma auditoria no pagamento de benefícios pagos pelo INSS
Foto: Foto: José Leomar

Por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), aprovada no plenário da Corte na última quarta-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai revisar 89.395 pagamento de benefícios com indícios de irregularidade. O prazo para que o INSS cumpra a medida é de 360 dias.

A motivação do TCU foi o resultado de uma auditoria realizada em 33,44 milhões de benefícios já pagos pelo INSS em julho do ano passado. De acordo com o Tribunal, a investigação identificou indícios de irregularidades em mais de 118 mil benefícios, dos quais 46 mil casos têm fortes indícios de irregularidade.

Gastos

O gasto anual irregular de apenas estes 46 mil representa um montante de R$ 433 milhões. Um possível erro de cadastro também foi observado em outros 55 mil casos. De acordo com o informado pelo TCU, em 1.076 casos há indícios de pagamento acima do teto, o qual, em 2016, era de R$ 5.198,82.

Acumulação indevida de benefícios também foi identificada pela auditoria do Tribunal, que colocou sob suspeita 60.411 ocorrências.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.