Inovação no CE é desafio cotidiano para empresas

Com cases práticos, o fascículo desta terça-feira mostra como a inovação é necessária às empresas

Escrito por Redação ,
Legenda: No 9º fascículo da série Você Empreendedor, é explorada a busca pela inovação, que consiste em explorar com sucesso novas ideias

O Diário do Nordeste traz nesta terça-feira o 9º fascículo da série Você Empreendedor, no qual o leitor encontrará reportagens sobre como a inovação é um desafio diário e tem se tornado parte do cotidiano de empresas cearenses, que buscam ofertar produtos e serviços diferenciados.

O conceito de inovar, de acordo com os especialistas, é explorar com sucesso novas ideias. No caso das empresas, o sucesso se traduz em aumento de faturamento, das margens de lucro, acesso a novos mercados, dentre outros benefícios. Esse processo pode ocorrer, por exemplo, por meio de inovações de produtos ou de processos, também chamados de inovações tecnológicas.

Outras categorias de inovações podem estar ligadas à exploração de novos mercados, à adoção de outros modelos de negócio, ao estabelecimento de processos e métodos organizacionais diferentes ou à utilização de novas fontes de suprimento.

Independentemente de onde a inovação ocorra, é importante ter claro que, para ela ser caracterizada como tal, é necessário ter causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa.

Qualquer porte

Diante disso, e com as crescentes exigências do mercado, percebe-se que a inovação, mais do que uma palavra da moda, é uma necessidade para as empresas de todos os portes. Sim, pois não é apenas uma grande indústria que pode inovar, adotando uma nova maneira de fabricar seus produtos a serem enviados para o mercado; um pequeno ou microempresário também podem inovar, implantando, por exemplo, novas ferramentas de gestão, ampliando sua rede de contatos ou aprimorando a cultura interna da empresa, conscientizando os colaboradores de que todos devem procurar novas maneiras de melhorar as atividades, processos, serviços e produtos da organização. Portanto, a inovação, quando colocada em prática, no dia a dia da empresa, pode ser a base para o crescimento do negócio e o suporte vital para se atravessar tempos desafiadores. A inovação de produtos e serviços e sua importância para o sucesso dos empreendimentos é o tema deste nono e penúltimo caderno da série Você Empreendedor.

O leitor poderá conhecer a história de Jaqueline Schneider, dentista que se tornou empreendedora e trouxe métodos inovadores para o seu negócio. Verá ainda de que forma o registro de marcas e patentes pode beneficiar empreendedores cearenses - como Adriano Rocha, inventor do Kreke Patinha, ideal para o consumo de caranguejo. O fascículo também vai mostrar que a Personal Multicursos está abrindo um novo campo de atuação, em cursos e treinamentos; e apresentar a trajetória da startup cearense Appz-2me, que desenvolve aplicativos para celular.

Série Você Empreendedor

O Você Empreendedor é um projeto do Diário do Nordeste com o apoio do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Eges) da Universidade de Fortaleza (Unifor), com patrocínio do Governo do Estado. O último fascículo, na próxima semana, falará sobre Startups.

Mais informações

Os vídeos e o conteúdo da Série Você Empreendedor podem ser conferidos no hotsite: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/voce-empreendedor

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.