Afirma ANPTrilhos

Iniciativa privada é eficaz para ampliação do Metrofor

01:00 · 17.04.2018
metrofor
Número de passageiros nos trilhos do Metrofor cresceu 17% em 2017 ante o ano anterior ( FOTO: TIAGO STILLE )

Brasília (Sucursal). A participação da iniciativa privada tem se mostrado cada vez mais eficaz na ampliação do transporte sobre Trilhos pelo País, segundo informações da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

De acordo com o Balanço do Setor Metroferroviário 2017/2018 divulgado ontem (16/4) pela ANPTrilhos, em Brasília, os projetos de mobilidade urbana sobre os trilhos tem bastante atratividade para o setor privado e a Parceria Público-Privada (PPP) é uma tendência para o sistema.

O Sistema Metroviário do Ceará, que também inclui o VLT Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, é um dos ativos do Estado que o Governo do Ceará busca conceder à iniciativa privada. No último dia 28, o governo lançou edital para escolher quem fará os estudos de viabilidade para a PPP do Sistema Metroviário do Ceará e a apresentação de propostas de estudos para a PPP será no dia 18 de maio.

Segundo o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, a concessão do Metrofor é importante para expansão e modernização da rede de transporte sobre trilhos. "Essa etapa da concessão vai dar mais investimentos para o aumento da rede e potencializar a otimização do sistema".

Tendência

Pelo relatório da Associação, o Governo do Ceará deve conceder à iniciativa privada as linhas já operadas pelo Metrofor como a Linha Sul do Metrô, VLT de Fortaleza (Parangaba-Mucuripe), VLT do Cariri (Juazeiro do Norte - Crato) e o VLT de Sobral. Joubert explicou que um dos grandes desafios para a ampliação das redes de transporte sobre trilhos é a falta de investimentos, o que deixa muitos projetos parados. "A melhoria e ampliação das redes são desafios constantes, a tendência é que, nos próximos anos, os governos façam concessões de mais linhas ao setor privado, desonerando os cofres públicos para custear outras áreas essenciais como saúde e educação", afirmou.

Segundo a ANPTrilhos, o número de passageiros do Metrofor cresceu 17% em 2017 em relação ao número do ano passado. Cerca de 8,6 milhões de pessoas utilizaram o transporte, enquanto que em 2016 o número foi de 7,4 milhões.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.