Industriais estão mais otimistas

Escrito por Redação ,

Apesar da indústria do Ceará atravessar um período conturbado, o índice de confiança dos empresários do setor apresentou, neste mês, o melhor resultado desde abril. De acordo com a pesquisa ICEI e Perspectivas dos Industriais Cearenses, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), da Fiec, em setembro o índice do Estado atingiu 55,1 pontos, situando-se acima da média brasileira (46,5 pontos).

Ainda segundo a pesquisa, realizada em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o resultado positivo do Estado foi alcançado, sobretudo, pelo maior otimismo dos empresários da construção (58 pontos). O Indi alerta, porém, que o indicador ainda encontra-se abaixo da média histórica da indústria cearense, iniciada em 2010, de 62,4 pontos.

Expectativa por demanda

Para o próximo semestre, acentuam-se as expectativas positivas em relação à demanda por produtos das indústrias cearenses, seja no mercado interno, como também em relação às exportações. De fato, o indicador de 61,3 pontos, apresentado em setembro, é o maior desde outubro de 2013, e encontra-se 8 pontos acima da média nacional.

Nessa direção, o indicador de compra de matérias-primas no Ceará (58,1 pontos) também mostra boas expectativas, superando o do País (51 pontos).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.