Indústria de calçados amplia atuação e gera mais vagas

Escrito por Redação ,
Legenda: A fábrica da Sapatoterapia será instalada em um terreno de 14,3 mil m², com 3,6 mil m² de área construída, na antiga unidade da Agabê Calçados

O setor calçadista cearense ganhará mais um impulso nos próximos meses. A Sapatoterapia, indústria paulista do segmento, expandirá as atividades em Aracati, município da região Leste. O anúncio foi feito pela presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa.

LEIA MAIS

.Ferramentas online auxiliam na busca por emprego

.Plataformas dão mais visibilidade aos trabalhadores

.Total de desempregados avança e atinge 14,2 mi

"A aquisição do imóvel da antiga Agabê Calçados por parte da Adece sanou a dívida da empresa com os seus 360 ex-funcionários e também possibilitará que parte deles seja reinserida no mercado de trabalho pela Sapatoterapia, a nova indústria que ocupará o galpão da Adece", destaca Nicolle.

previsão de gerar mais de 200 empregos imediatos e cerca de 500 em três anos, atualmente, a indústria produz no Ceará 204 mil pares de calçados por ano e pretende ampliar para 720 mil anuais. Sediada no município de Franca, em São Paulo, a Sapatoterapia atua desde 1998 no mercado e exporta para 72 países. "O Estado já é referência na produção e comercialização de calçados em todo o País. Somos o maior exportador do Brasil em quantidade. O crescimento da Sapatoterapia no Ceará chega para consolidar esses números", afirma.

Conforme um dos sócios da indústria, Estevão Franco Ferreira, a escolha pelo investimento e ampliação no Ceará se deu por constatar uma maior competitividade em relação a outros estados. "Visitamos o Governo do Estado, vimos o empenho para nos incentivar. A mão de obra qualificada encontrada aqui também foi essencial. Vimos todas as condições para uma melhor competitividade. A infraestrutura do Porto do Pecém para exportação foi outro ponto positivo", observa o empresário.

Estrutura e investimento

A fábrica será instalada em um terreno de 14,3 mil m², com 3,6 mil m² de área construída. O funcionamento será em um galpão de 2,7 mil m². Um aporte de R$ 5 milhões por parte da indústria está previsto para ser realizado até a estruturação da fábrica.

Só nos primeiros quatro meses do ano, a Adece incentivou a ampliação de três empresas de calçados: Sugar Shoes, em Senador Pompeu e Solonópole; Aniger, em Quixeramobim; e Dilly, em Brejo Santo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.