Impostos são mais de 50% do preço

Escrito por Redação ,

São Paulo. Os principais produtos consumidos pelas famílias brasileiras na Páscoa chegam a ter mais de 50% de imposto. Os dados foram revelados ontem, em levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Entre os principais produtos pesquisados - vinho, bacalhau importado, colomba pascal, chocolate, ovo de Páscoa, bombons, cartões, peixe e almoço em restaurante -, o maior percentual de impostos foi o apontado no vinho, com 54,73%. O bacalhau, por sua vez, apresentou 43, 78% de tributos, sendo seguido pela colomba pascal, com 38,68%, e pelo chocolate, 38,60%.

Um dos itens mais tradicionais da data, os ovos de Páscoa também registram percentual elevado de tributos. Segundo o levantamento, 38,53% do preço desse item se refere a impostos.

Bombons

Já os bombons reúnem 37,61% de tributos, sendo seguidos, no ranking, pelos cartões, os quais somam 37,48% de tributos. Os peixes, que também se encontram entre os principais itens consumidos no período, reúnem 34,48%, seguidos por almoço em restaurante, com 32,31%, e coelho de pelúcia, com 29,92%.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado