Iguatemi: sexta etapa só em março

O adiamento da nova expansão do Shopping foi anunciada ontem, pelo novo CEO da JCC, Luiz Collier

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com Collier Matos, a nova etapa de expansão já se encontra com 75% das obras civis concluídas, inclusive as cobertas, e com 80% das 180 novas lojas comercializadas
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Em obras há um ano e cinco meses, desde fevereiro de 2013, e prevista para ser concluída em novembro próximo, a sexta expansão do Shopping Iguatemi Fortaleza será inaugurada somente em março de 2015. O adiamento da conclusão de mais uma etapa do empreendimento foi informado na tarde de ontem, pelo novo CEO da Jereissati Centros Comerciais, (JCC) - empresa que administra a rede de shoppings do Grupo Jereissati -, o economista Luiz Collier Matos.

Natural de Pernambuco, mas já estabilizado em Fortaleza, onde presidia outra empresa do grupo; Matos explica que o adiamento decorre de atrasos na execução de obras de acabamento, que envolvem muitas peças de madeira trabalhadas artesanalmente e com elevado grau de complexidade. "Não estamos apenas expandindo o shopping, estamos agregando novos ambientes para convívio de qualidade da população", explica o executivo, segundo quem, a nova praça de convivência do Iguatemi, toda em madeira, será a maior do País.

De acordo com Collier Matos, a nova etapa de expansão já se encontra com 75% das obras civis concluídas, inclusive as cobertas, e com 80% das 180 novas lojas comercializadas. "Alguns espaços estão sendo reservados para comercialização posterior, para maior diversificação do mix de lojas e de produtos do shopping", esclarece, lembrando que a nova área bruta locável (ABL) soma 35 mil m².

Desafios

Matos assume a presidência da JCC com os desafios de manter os investimentos, ampliar o fluxo de pessoas e as vendas e dar continuidade à nova fase expansionista do grupo, num momento de retração na economia do País. Conforme disse, em junho último, o fluxo de pessoas no Iguatemi - que em meses normais é de 500 mil veículos e 1,5 milhão de consumidores -, recuou 17%, em relação a igual período de 2013. "Julho também deu uma esfriada nas vendas", revela o economista.

Para ele, o arrefecimento na movimentação dos shoppings é consequência natural da queda no ritmo da atividade econômica, passando por vários setores, como o imobiliário, o de bens de consumo e, também, o comércio varejista. "No acumulado do ano, de janeiro a junho, o fluxo está igual ao do primeiro semestre do ano passado", destaca.

Concorrência

O novo CEO da JCC reconhece o impacto no fluxo de clientes que o Iguatemi poderá sentir com o acirramento da concorrência, após a inauguração, prevista para o fim de outubro próximo, do Shopping RioMar, no bairro Papicu. Para ele, porém, isso acontecerá apenas nos primeiros dias, após a abertura das lojas, dado o fator novidade, mas acredita que, em seguida, o movimento voltará à normalidade.

Para enfrentar a concorrência, antecipa Matos, uma série de promoções e novidades serão lançadas no Shopping Iguatemi nos próximos meses, culminando com as festividades e atrações do período natalino e de fim de ano. "Vamos ter um super Natal este ano", anuncia.

Carlos Eugênio
Repórter

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