Higiene e beleza em expansão

Escrito por Redação ,

Seguindo a expansão do varejo farmacêutico no Estado, cresce também o espaço dentro desses estabelecimentos dedicados aos segmentos de higiene e beleza e de dermocosméticos. De acordo com Maurício Filizola, um dos diretores do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE), essa seara chega a responder por uma fatia que fica entre 40% e 50% do faturamento do setor.

> Disputa entre farmácias cresce e beneficia consumidores do CE

> Mais de 400 vagas são geradas pelo setor no ano

De acordo com ele, a tendência é que esses espaços dedicados a esses produtos e também a consultoria nas farmácias orientando sobre a compra desses itens tende a avançar. "A gente vê que o cearense tem uma preocupação grande com a beleza e percebe que o uso desses produtos vem avançando. Hoje nós temos uma gama de produtos de tratamento, seja por via oral ou não, que ajudam também esse setor farmacêutico a ter números razoáveis".

Para Filizola, as farmácias vem evoluindo ao longo dos anos em oferta de serviços ao cliente e de ambientes que façam ele entrar na farmácia e permanecer dentro dela. "Hoje, nós temos lojas maiores com toda uma estrutura de conforto".

Isso faz parte da estratégia das empresas para se diferenciarem no mercado e conquistarem público, já que, de acordo com Filizola, não há muita diferenciação de preço entre as farmácias. "O consumidor pode encontrar um produto mais barato em uma que em outra, mas claro que você não encontra em uma só um preço que seja mais baixo em todos os itens", destaca, ressaltando ainda que as regras de regulação desse mercado são bastante rígidas.

d

Orientação profissional

Também são diferenciais na hora de fidelizar o consumidor, segundo ele, a orientação encontrada pelo consumidor nesses locais. "A confiança que é gerada pelo local par ao consumo do produto é algo que é conquistado, então a orientação profissional quanto às interações medicamentosas, alimentares, isso é importante, porque comprar o produto você compra em qualquer uma", explica o diretor do Sincofarma-CE. Ele destaca ainda as novidades como aplicativos que auxiliam na pesquisa do consumidor por certo produto.

Serviços como a aplicação de injetáveis e um acompanhamento monitorado também são importantes para que o cliente se torne fiel a um estabelecimento farmacêutico. "Os serviços oferecidos estão cada vez mais próximos, mas ainda é o atendimento que faz com que o consumidor escolha um local ou outro", avalia. Ele completa ainda que "o mercado farmacêutico é bem competitivo. As redes seguem em processo de expansão, algo que já vem acontecendo há quase uma década ou mais". (IC)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.