Grand Shopping prevê encerrar o ano com 84 lojas

O empreendimento recebeu, em um ano de funcionamento, cerca de dois milhões de pessoas e 50 mil carros

Escrito por Redação ,
Legenda: Em 12 meses, as vendas no empreendimento movimentaram cerca de R$ 120 milhões. O Grand Shopping Messejana é um dos quatro finalistas do Prêmio da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) 2017
Foto: Foto: José Leomar

Em meio ao período conturbado da economia do País, o Grand Shopping Messejana, que completou um ano no último dia 10 de agosto, destaca-se no Estado por abrir operações, gerando aproximadamente 900 empregos diretos. Atualmente com 76 lojas, das quais 32 foram abertas desde a inauguração até este mês, o empreendimento prevê encerrar o ano com 84 lojas, o dobro de um ano atrás. Em 12 meses, já foram gerados cerca de R$ 120 milhões em vendas.

Os números registrados em fluxo de pessoas, de acordo com o superintendente do shopping, Valmir Costa, também são expressivos. "Recebemos mais de 50 mil carros. Cerca de dois milhões de pessoas passaram por aqui. Registramos um crescimento de 8%, mês a mês", afirmou ontem, quando apresentou os dados oficiais do empreendimento aos lojistas e equipes de colaboradores, em uma sala de cinema do shopping.

Costa destacou que, a despeito da crise, lojas foram abertas, contrariando as perspectivas pouco inspiradoras oriundas do período de economia delicado.

"Abrimos num momento muito complicado do mercado de shopping center e varejo. Pesquisas indicam que dezembro de 2016 foi a pior média do varejo dos últimos 15 anos. Foi o período em que inauguramos o shopping e, mesmo assim, a gente vem performando, melhorando mês a mês. Já temos mais 32 lojas, entre inauguradas e a inaugurar até o mês que vem (desde a abertura do shopping). Média de mais de duas lojas por mês inauguradas. Esse é um número altamente relevante para o segmento. Isso quer dizer que a gente vem fora da curva, superando a média nacional dos shoppings inaugurados", pontuou.

Perspectivas

O superintendente indicou que, apesar dos resultados, não está satisfeito e prevê ainda mais crescimento. "Não é o cenário que a gente merece estar, como projeto, localização, tudo que temos a agregar e oferecer. Ainda está um pouco aquém. Mas fazendo uma média com o resto dos shoppings, de forma nacional, a gente vem bem acima da curva. Temos a perspectiva de abrir, pelo menos, mais 12 lojas até o fim do ano. Entre elas, duas âncoras. As expectativas são as melhores possíveis. Para 2018, a gente espera um crescimento acima da média que estamos tendo. O ano de 2016 foi mais crítico. Em 2017, que começou um pouco mais complicado, estamos recuperando. Esperamos que 2018 seja muito bom", opinou.

Costa destacou também o volume de vendas, que registrou média de R$ 10 milhões por mês. "A gente gerou em torno de R$ 120 milhões no primeiro ano. Empregos, cerca de 900 diretos. A gente vem inaugurando loja de mês em mês. Acreditamos que o pior (da crise no País) já passou. Vamos trabalhar muito para termos um dezembro melhor que o de 2016. Ano passado, terminamos com 44 operações. A meta é dobrar esse número, até o fim deste ano", destacou o superintendente.

Prêmio

O Grand Shopping Messejana é um dos quatro finalistas do Prêmio da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) 2017, na categoria Novos Empreendimentos.

"Somos o único shopping do Nordeste entre os quatro finalistas. Isso fortalece e valida que a gente vem certo, tomando atitudes corretas, trabalhando correto", disse Costa.

A gerente de marketing, Simone Ponce, também enalteceu as probabilidades de ainda melhores resultados em futuro breve. "Foi um ano superpositivo. O Grand Shopping está em grande evolução, não só no fluxo de pessoas mas em novas lojas. O posicionamento dele no mercado, na região Sul de Fortaleza, está bem interessante. A gente tem crescido em vários setores e isso mostra que o empreendimento já foi adquirido pelas pessoas como local de entretenimento, lazer e compras. Para 2018, esperamos que a gente continue crescendo, abrindo novas operações, e o fluxo aumente cada vez mais", afirmou.

Palestra

Os lojistas foram convidados a ouvir, do superintendente, os resultados obtidos pelo shopping em seu primeiro ano de funcionamento. Em uma manhã diferente, participaram ainda de palestra sobre vendas. Amarildo Sá é proprietário de uma cafeteria no Grand Shopping. Funcionando desde o dia da inauguração do prédio comercial, o lojista afirma estar satisfeito com a parceria. "O que a gente vem acompanhando ao longo deste primeiro ano é o crescimento. Vemos as especulações da crise e, como lojista, dentro do shopping, vejo o crescimento de número de lojas, de clientes. Estamos em uma área muito privilegiada da Messejana. Vemos com muitos bons olhos um futuro muito mais promissor", destacou.

A lojista Hérika Gomes, cuja loja de brinquedos foi aberta em março deste ano, também comemorou os resultados obtidos nos cinco meses de atividades. "O shopping é muito parceiro do lojista. Estou inteiramente realizada, verdadeiramente grata ao shopping, pois foi um investimento que fizemos e está sendo correspondido", comemorou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.