Governo pode ter uma mulher no Tesouro

Escrito por Redação ,

Brasília. Depois de escolher Joaquim Levy para comandar o Ministério da Fazenda durante seu segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff poderá ter, pela primeira vez, uma mulher ocupando um cargo estratégico na equipe econômica. A ex-secretária municipal da Fazenda do Rio de Janeiro e atual presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), Eduarda La Rocque, deverá ser a indicada pela presidente para comandar a Secretaria do Tesouro Nacional, como revelou na edição de ontem, o jornal O Estado de S. Paulo.

É importante destacar que, durante parte do segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na primeira gestão de Dilma, a função foi ocupada por Arno Augustin. Ele assumiu o posto em 2007 e se tornou um protagonista da equipe econômica durante a gestão de Guido Mantega. Criada em 1986, a Secretaria do Tesouro nunca teve uma mulher no comando. Apenas homens, incluindo o próprio Joaquim Levy, titular de janeiro de 2003 a março de 2006, no mandato de Lula.

Perfil

Aos 44 anos, Eduarda tem um currículo reconhecido pelo mercado. Nascida em Uberaba (MG), mas criada e radicada no Rio de Janeiro, ela se graduou e fez doutorado na PUC carioca. Começou a trabalhar no banco BBM, convidada por Sérgio Werlang, e deslanchou na instituição. Foi responsável pela criação de um sistema de gestão de riscos que lhe deu boa fama e levou à criação de sua empresa, a Risk Control, da qual saiu em 2008.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.