Governo do CE espera PIB positivo no 2º tri

Secretário da Seplag destacou sinais de melhora da economia brasileira, sobretudo na indústria e nos serviços

Escrito por Bruno Cabral - Repórter ,
Legenda: Titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado participou de evento da AJE e falou dos desafios para tornar a gestão pública mais eficiente e amigável ao investimento privado, no sentido de facilitar e incentivar as ações

Após o crescimento de 1,87% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado no primeiro trimestre, a expectativa do Governo do Estado é de mais um resultado positivo para o segundo trimestre, que deve ser divulgado no início de setembro pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

"Estamos muito otimistas que o PIB do segundo trimestre possa vir melhor do que o do primeiro trimestre, sinalizando uma recuperação da economia", disse Maia Júnior, titular da Secretaria do Planejamento e Gestão Pública do Estado (Seplag), durante evento promovido pela Associação dos Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza.

O secretário destacou ainda os sinais de melhora da economia brasileira, sobretudo em indicadores do setor da indústria e no de serviços.

Durante o evento, o secretário da Seplag falou dos desafios para tornar a gestão pública mais eficiente e amigável ao investimento privado.

"Estamos fazendo um esforço nessa direção de o Estado ser um facilitador. Hoje, existem demandas por infraestrutura, por incentivos, por simplificação, e pela manutenção dessa taxa de investimento público", disse o titular da Pasta.

Estímulo

Em outubro, o governo deverá lançar um programa para reanimar a economia cearense, que inclui medidas como simplificação tributária, redução da burocracia e renegociação de dívidas. Segundo o secretário, o projeto é pautado pelo "Plano de Desenvolvimento Ceará 2050", conjunto de ações articuladas entre órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de instituições da sociedade civil.

Presença do Estado

"Não existe uma recuperação da economia sem uma presença mais forte do estado. (...) A gente ainda tem dois anos em que precisa manter a atividade econômica e voltar a gerar empregos, que é o que já está começando a acontecer fruto de algumas ações já em curso", disse Maia, enfatizando, porém, que o desemprego é o indicador mais preocupante.

"O Ceará conseguiu diminuir em meio ponto o desemprego, mas ainda está elevadíssimo, no mesmo patamar do Brasil. E isso é uma preocupação muito grande. Essa crise está afetando fortemente a atividade privada que é a que gera emprego", ressaltou o secretário do Planejamento.

Maia Júnior destacou ainda os investimentos em habitação, saneamento, estradas e energia como formas de estimular a economia cearense.

"O investimento que dá retorno mais rápido é em infraestrutura", disse o titular do Planejamento estadual.

Evento

O secretário Maia Júnior foi o quinto participante do Café com Debate, evento promovido pela AJE Fortaleza que já recebeu os ex-governadores do Ceará, Gonzaga Mota e Lúcio Alcântara, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará, Domingos Filho, e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.

"A AJE tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável do Ceará e dos seus associados", disse o coordenador geral da AJE Fortaleza, Fernando Laureano.

"Queremos fomentar esse discurso para abrir a cabeça dos jovens empresários", afirmou o coordenador geral.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.