Fortaleza propõe ser cidade-irmã de Porto

Conselho de Relações Internacionais de Fortaleza apresentará projeto a portugueses nos próximos dias

Escrito por Levi de Freitas - Repórter ,
Legenda: Presidente do Crif viaja neste domingo e passará 15 dias em terras lusitanas visando convidar entidades portuguesas a aderir ao projeto

A cidade de Fortaleza busca aproximação com a Europa em diversas frentes. A mais recente, visa transformar a Capital cearense em cidade-irmã de Porto, em Portugal. A iniciativa, da Associação Comercial do Ceará (ACC), será apresentada oficialmente ao governo português nos próximos 15 dias, por meio de viagem oficial do Conselho de Relações Internacionais de Fortaleza (Crif) às terras lusitanas.

Conforme o presidente do Crif, Rodrigo Bitar, a ideia é possibilitar a troca de experiências entre as duas cidades, de forma que ambas possam tirar bom proveito da parceria. Para Fortaleza, o foco seria aprender mais sobre mercado turístico, infraestrutura e empreendedorismo.

"Essa missão é para desenvolver ações visando a entender melhor as cidades, para fazer com que elas sejam irmãs. E o que é ser irmãs? São coisas em que se completam. A gente entende que Porto e Fortaleza são muito parecidas. Porto já passou por problemas que hoje estamos enfrentando. E no quesito turismo, empreendedorismo, ela é uma cidade pujante. E tem um povo que parece demais com o fortalezense. Agora, vamos convidar as entidades portuguesas. Aqui, serão 25", disse. Ele embarca a Portugal neste domingo (19).

> Confira entrevista completa com presidente do (Crif), Rodrigo Bitar:


Segundo ele, a ideia é elaborar, em conjunto, um plano que possa ser seguido pelo poder público e pela iniciativa privada. A previsão é concluir a fase de estudos entre as duas cidades até abril do próximo ano.

"Esse fórum tem data de início e fim. Vai desenvolver algumas ações, entender como funciona, como aconteceu, como mudaram o Porto, para tentarmos desenvolver aqui. E eles vão tentar entender o que fizemos também, pois haverá troca. A parceria inicia agora e não vai terminar. O que vão acabar são as ações do projeto. Temos que trabalhar duro", apontou.

Voo direto

Bitar ressaltou que um dos motivos que serviu para unir os interesses foi a chegada da alemã Fraport como concessionária do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. O impacto do empreendimento foi tamanho que, segundo a Crif, até a criação de um voo direto Fortaleza-Portugal será levado à discussão na cidade do Porto.

"Com a Fraport vindo para cá, começou a abrir o diálogo, muitas pessoas tem perguntado como reter os turistas em Fortaleza. Queremos aprender com Porto, como eles construíram as políticas públicas deles para reter as pessoas (turistas). Vamos chamar as pessoas que querem desenvolver ideias para as duas cidades. E já pensou se surge um voo direto no meio dessa história? A possibilidade é real. A Fraport vai trazer outra visão do mundo para Fortaleza. É uma empresa mundialmente conhecida, séria. Esse voo é um dos exemplos do que vai ser discutido. Vai ser uma oportunidade para as companhias aéreas".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.