Fortaleza Liquida: 15 prêmios para animar vendas

Cerca de quatro mil lojas participarão da sexta edição do evento, que ofertará descontos de até 70%

Escrito por Redação ,
Legenda: O evento foi lançado oficialmente na manhã de ontem, durante evento realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza
Foto: FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES

A enxurrada de aumentos que estão afetando o poder de compra do consumidor, incluindo altas de preços da gasolina e na conta de energia, não devem acarretar grandes dificuldades para o varejo durante a sexta edição do Fortaleza Liquida, segundo expectativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e de empresários do setor com relação à campanha que começa hoje e segue até o dia 15 de março.

Cerca de quatro mil lojas espalhadas pelas ruas e shoppings da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) participarão do tradicional período de ofertas, com descontos de até 70%. Além disso, ação também sorteará 15 prêmios entre os consumidores.

Há lojistas que projetam crescimento que chega a 50% em suas vendas em relação ao Fortaleza Liquida realizado no ano passado. Essa é a expectativa do diretor presidente da Handara, Lúcio Albuquerque, sobre as 16 lojas da empresa situadas em Fortaleza. Os estabelecimentos do varejista participaram de todas as edições do evento e estão integrando o período de promoções mais uma vez. "Em todos os momentos, nos anos anteriores, houve uma corrida às lojas. Acredito que neste ano, como houve uma baixa no consumo durante os meses de novembro e dezembro, as pessoas deverão comprar muito. Eu já sinto melhoras nas vendas desde depois do Carnaval até agora. Essa semana, por exemplo, já foi muito boa. Comparado com março do ano passado já está bem melhor", avalia o empresário.

O desconto médio que será ofertado pela Handara em suas lojas gira em torno de 50% e 60%, segundo Albuquerque. "Esse é um momento em que a gente tem que se livrar da nossa ponta (de estoque). Nós trabalhamos com duas coleções, e isso vai gerando sobra. Como nós só temos esse grande evento, guardamos as sobras para isso. Então, há uma expectativa do consumidor, que fica aguardando meses por esse momento", diz.

Oportunidade

Embora o cenário econômico atual seja desestimulante para os consumidores, o presidente da CDL Fortaleza, Severino Neto, afirma que o Fortaleza Liquida pretende reverter a situação, dando a oportunidade de os varejistas queimarem seus estoques e oferecer produtos a preços mais baixos aos clientes. "Nós temos quatro pontos que mexem com o varejo: crédito, renda, emprego e, por fim, a confiança. Crédito, renda e emprego estão sob controle. Está tudo dentro da normalidade. Mas o que tem mexido mesmo com é a confiança do consumidor. Então, a campanha tem esse viés de motivar o consumo", ressalta.

A sexta edição do Fortaleza Liquida tem expectativa de ultrapassar a marca de R$ 300 milhões em faturamento, superando em 11% o total da receita dos lojistas participantes em 2014.

Para o aumento das vendas, é considerada a participação inédita do shopping RioMar Fortaleza, cujos lojistas e vendedores receberam treinamento sobre o funcionamento da campanha.

Estabelecimentos do shopping Parangaba também vão oferecer descontos variados para a clientela. O centro comercial espera receber um público de 450 mil consumidores no decorrer da mega promoção e um aumento de 30% nas vendas.

ICMS

Neste mês da campanha, os participantes serão beneficiados com o parcelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em até três vezes. Nesta edição do Fortaleza Liquida, os consumidores poderão concorrer a cinco carros Toyota Etios, cinco caminhões de prêmios, cinco bolsas de estudo. A cada R$ 25 em compras, o cliente terá direito a um cupom. Caso utilize a máquina da Rede em compras no cartão, receberá cupons em dobro.

Murilo Viana
Repórter

d

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.