Fortaleza foi a última a realizar uma mobilização

Recife e Natal, que também disputam o hub, reuniram suas autoridades no último dia 15 de junho

Escrito por Redação ,
Legenda: Pernambuco aposta na infraestrutura do aeroporto como grande diferencial. Segundo o governo, o terminal de Recife é o mais bem avaliado do País

As três capitais nordestinas que estão na briga para receber o hub da TAM estão se mobilizando para atrair o investimento. Fortaleza foi a última do trio a organizar um evento, realizado ontem no Palácio da Abolição, que reuniu diversos segmentos da sociedade. Precursoras na iniciativa, Recife e Natal juntaram suas respectivas autoridades no dia 15 de junho.

> Terminal exclusivo, incentivos fiscais e união para conquistar hub

> PIB do Estado deve ter impacto entre 11% e 15%

> O que temos a oferecer e a ganhar para conquistar o hub; confira infográfico

> Equipamento  será novo vetor de crescimento

O Governo de Pernambuco afirma que as ações, atualmente, estão concentradas na realização de reuniões com autoridades do estado, para que sejam divididas tarefas para atrair o ponto de conexão da TAM.

Em entrevista ao jornal Diário de Pernambuco, o governador Paulo Câmara afirma que é natural que todos se mobilizem e que "se Pernambuco saiu na frente, é porque tem convicção de que reúne as melhores condições econômicas e logísticas para receber o hub".

O Estado aposta na infraestrutura do aeroporto como grande diferencial. Segundo o governo, o terminal de Recife é o mais bem avaliado do País, conforme premiação da Secretaria de Aviação Civil (SAC), e precisaria fazer poucas alterações para receber o equipamento.

A ausência do Aeroporto Internacional dos Guararapes no pacote de concessões, medida que beneficiou o terminal de Fortaleza, também não é vista como barreira, o governo afirma que o equipamento é altamente rentável para a gestão da Infraero.

Na entrevista ao periódico de Recife, Paulo Câmara foi questionado sobre as vantagens turísticas de Fortaleza, como o Beach Park e o Acquário Ceará, serem diferenciais para a cidade. O governador, no entanto, afirma que a capital pernambucana tem melhor localização geográfica, além da Região Metropolitana do Recife possuir o maior PIB do Norte e Nordeste.

Incentivos

Por sua vez, o chefe do executivo do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, anunciou que serão realizados estudos para um novo pacote de incentivos fiscais para o querosene de aviação, aquisição de peças e aeronaves e para o setor de alimentação. O governo potiguar já reduziu o ICMS do querosene de aviação, que saiu de 15% para 12%.

Em contrapartida, o governador pernambucano, Paulo Câmara, já afirmou que vai analisar e oferecer os mesmos benefícios que o Ceará ou Rio Grande do Norte venham a prometer. Câmara destaca que concedeu isenção fiscal ao querosene já para se igualar ao que os outros estados estão oferecendo.

Natal

O governador Robinson Faria convocou prefeitos, deputados, senadores e representantes de entidades empresariais e universitárias para apoiar a luta pela instalação do hub da TAM em Natal. O encontro ocorreu no último dia 15 de junho e discutiu políticas de Estado. Segundo o governador, o turismo é prioridade e, por isso, medidas já estão sendo adotadas.

Para Faria, o Rio Grande do Norte possui três vantagens em relação ao Ceará e à Pernambuco. Segundo reportagem do jornal Tribuna do Norte, o chefe do executivo estadual afirmou que Natal tem a melhor pista, com capacidade de expansão; o aeroporto é privado e operado pela Inframérica, empresa já conhecida da TAM; além dos incentivos do querosene de aviação (QAV).

Nayana Siebra
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.