Fortaleza Brazil Stone Fair deve gerar US$ 5 mi em negócios

Expectativa é que 10 mil pessoas visitem a feira nos três dias para conferir as novidades dos 36 expositores

Escrito por Redação ,
Legenda: As rochas superexóticas são o destaque desta edição da feira, que ocupará 4.500 metros quadrados no Centro de Eventos do Ceará

Exposição que já faz parte do calendário mundial de eventos do setor de rochas ornamentais, o Fortaleza Brazil Stone Fair começa hoje (1º) na Capital cearense e segue até sábado (3). A partir da feira, a expectativa é que as empresas participantes comercializem aproximadamente US$ 5 milhões em produtos ao longo deste mês de junho, segundo o Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran-CE).

De acordo com o presidente da entidade, Carlos Rubens Alencar, a feira deverá receber em torno de 10 mil visitantes durante os três dias. Ao todo, são 36 empresas expositoras distribuídas numa área de 4.500 metros quadrados do Centro de Eventos do Ceará, das 15 às 20 horas.

Ele lembra que as duas mais importantes empresas do setor de rochas ornamentais do Brasil participam do evento, a Thor Granitos e o Grupo Guidoni. "A Thor Granitos é a maior exportadora nacional de chapas de granito, e a Guidoni é a maior empresa de mineração de rochas ornamentais", destaca.

No último mês de março, a Thor Granitos, passou a atuar no Estado. Agora, a empresa mira a zona rural do município de Santa Quitéria para, depois, estruturar uma fábrica na nova área da Zona de da Processamento e Exportação (ZPE) Ceará.

Superexóticas

Nesta terceira edição do evento, as rochas superexóticas ganham destaque na exposição, chamando a atenção, principalmente, dos visitantes estrangeiros. Além do público nacional, são esperadas cerca de 500 pessoas oriundas da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos.

Como aponta Carlos Rubens, o Ceará vem sendo a nova fronteira das rochas superexóticas, limestones, mármores e quartzitos do País. "O Ceará é rico em rochas superexóticas, que fazem a alegria dos maiores mercados mundiais, como a Europa e Ásia. Devido à qualidade das nossas rochas, que têm tonalidades diferentes, mais claras, os investidores estão vindo", afirma.

tab

Pesquisa e extração

Atualmente, mais de 30 empresas do Sudeste, sobretudo do Espírito Santo, atuam na pesquisa e extração de rochas ornamentais no Estado, que já está entre maiores exportadores do Brasil. O mercado deverá ganhar ainda mais força com a chegada das primeiras indústrias do setor à ZPE Ceará.

Sobre a feira

A Fortaleza Brazil Stone Fair é uma exposição internacional de mármores, granitos, quartzitos, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento. Nesta terceira edição, o evento irá incrementar a sinergia com os profissionais da arquitetura, decoração e design. Além dos estantes das empresas do setor, a feira tem a participação de instituições como a ZPE, Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Cearáportos, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O público também pode participar de diferentes palestras, com temas que vão da competitividade do setor ao uso de rochas ornamentais na arquitetura e obras civis. A abertura oficial da feira será realizada pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

Mais informações:

Fortaleza Brazil Stone Fair

Local: Centro de Eventos do Ceará

Data: 1º a 3 de junho de 2017

Horário: das 15h às 20h

stonefairfortaleza2017.com.br

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.